Coluna do Editor 07-08/01/2023
Visita
Nesta sexta-feira (6), Neudi Mosconi visitou o Jornal do Oeste, onde foi recebido pelo diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi. Só que dessa vez o assunto não foi a política, mas sim a outra paixão de Mosconi: o meio ambiente.
Seminário
Mosconi é um dos organizadores do Seminário Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável, marcado para acontecer não dia 16 de janeiro, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), das 8h às 16h30, reunindo representantes de várias entidades para debater sobre como produzir convencimento e somar esforços para a implantação de um programa de gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos das atividades agropecuárias e da agroindústria para a produção de biocombustíveis no Oeste do Paraná.
Sustentabilidade
A ideia de realizar o seminário surgiu através do programa Oeste Sustentável, que está sendo desenvolvido por cooperativas regionais de geração de energias sustentáveis e saneamento rural, em parceria com empresas de tecnologia e de consultoria, além de organismos de fomento e de financiamento do governo da Alemanha.
Contratos
Esta semana chegaram os primeiros contratos para serem assinados entre as cooperativas do Oeste do Paraná e o Governo e empresas da Alemanha, totalizando um investimento próximo a € 2,2 milhões. Nesta primeira etapa, conforme informou Neudi Mosconi, o valor será referente a serviços para execução da primeira etapa do projeto.
Vestibular
Falta pouco tempo para o encerramento das inscrições do Vestibular 2023 da Unioeste. O último prazo para os interessados em disputar uma das vagas distribuídas entre 64 cursos em 5 campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) é o dia 9 de janeiro, próxima segunda-feira.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo site www.unioeste.br/vestibular e precisam ser finalizadas até às 17h do dia 9 e o pagamento até o dia 10 de janeiro (conforme compensação de cada banco), o valor da inscrição é de R$ 196,00. Vale lembrar que alguns cursos são isentos de taxa, a consulta pode ser realizada no próprio site da inscrição.
Justificativa
O eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições gerais, tem até a próxima segunda-feira (9) para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral. Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.
Caminhos
Existem três formas de justificar a ausência às urnas: pelo aplicativo e-Titulo; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral. Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um.
Delegacia da Mulher
Parece que a Prefeitura de Toledo teria pedido o prédio aonde funciona a Delegacia da Mulher, na Vila Pioneiro. O delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial, Alexandre Macorin, garantiu que isso só deverá acontecer quando o projeto da Delegacia Cidadã sair do papel. Até lá tudo fica como está.
Projeto
O projeto é para construção de um novo espaço para unificar os serviços oferecidos pela Secretaria de Segurança Pública no Centro Administrativo Moacir Micheletto, onde hoje já estão as sedes do Procon, Justiça do Trabalho e Ordem dos Advogados do Brasil.
Retomada
Macorin garantiu que vai retomar o assunto em breve.