Coluna do Editor 07-09/04/2023

Visita

CREDITO: Márcio Pimentel

A gerente da unidade do Sesc em Toledo, Paula Bernardini, visitou o Jornal do Oeste esta semana, quando foi recebida pelo diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi. Paula falou sobre os projetos para este ano e também sobre a campanha do material escolar, realizada no início do ano.

‘Lebre’

O vereador Professor Oseias, durante reunião esta semana da Comissão de Finanças e Orçamento na Câmara de Toledo, levantou uma ‘lebre’ que promete dar muita confusão ainda.

Sem impacto

Foi encaminhado um projeto para alterar o sistema do EstaR. Até aí tudo certo, pois isso já havia sido anunciado pela gestão do prefeito Beto Lunitti e do vice Ademar Dorfschmidt há algum tempo, tanto que hoje qualquer um pode estacionar nas ruas de Toledo sem medo de ser notificado. O detalhe é que, o projeto foi encaminhado sem o devido impacto orçamentário.

Prazo

Segundo Oseias, o contrato não seria de apenas 12 meses, “porque existe a previsão de uma possível renovação por 48 meses. Estamos aprovando uma questão do orçamento que é o dobro sem o impacto orçamentário”, criticou o vereador.

Contrato prévio?

O pior é que, de acordo com Oseias, o Executivo já fez o contrato sem a devida aprovação da Câmara Municipal. Ele disse em alto e bom som para quem quisesse ouvir que o contrato já foi assinado. Opa, como assim: contrato prévio?

Improbidade

Se isso realmente aconteceu é caso de improbidade administrativa, tanto por parte do Executivo quanto do Legislativo se aprovar uma lei de algo já referendado sem a devida autorização legal.

Dobro

Outro fato denunciado por Oseias é que o valor pago por este novo contrato seria o dobro daquilo que se arrecada com o EstaR atualmente.

Pato Bragado

O prefeito em exercício de Pato Bragado, John Nodari e o secretário de Planejamento, Lucas Blatt cumpriram uma extensa agenda em Curitiba em busca de novas parcerias de recursos e melhorias para a cidade. As autoridades bragadenses participaram do lançamento do programa “Asfalto Novo, Vida Nova”, pelo governador Ratinho Junior. O programa vai destinar, nesta primeira etapa, R$ 500 milhões para a melhoria da infraestrutura urbana dos 160 municípios paranaenses que têm até 7 mil habitantes. A expectativa é pavimentar as vias urbanas sem nenhum tipo de pavimento, além de substituir toda a iluminação pública pelo sistema mais moderno de Led.

Apoio

Segundo o prefeito em exercício, com orientações e apoio do deputado estadual, Hussein Bakri, secretário das Cidades, Eduardo Pimentel Slaviero e o deputado federal, Sandro Alex, a administração municipal vai trabalhar para ingressar no programa e tem o prazo de 180 dias para apresentar os projetos de engenharia para análise.

Segurança

Preocupados com os eventos ocorridos em Blumenau (SC), na quarta-feira (5), quando um homem invadiu uma creche e matou crianças a golpes de machadinha, o Conselho Escolar do CMEI Dalva Nogueira, abriu uma petição para melhorar a segurança das crianças. A ideia é colocar um guarda municipal em cada unidade.

Expediente

Em função do feriado de Páscoa, não haverá expediente no Jornal do Oeste nesta sexta-feira (7), retornando ao normal a partir de segunda-feira (10). Desejo a todos uma feliz e abençoada Páscoa!

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.