Coluna do Editor 08/03/2023
‘Pode Isso Arnaldo?’
Uma leitora encaminhou mais uma foto para a série ‘Pode Isso Arnaldo?’, na Rua Santos Dumont, mais precisamente em frente ao campus da Unipar em Toledo. Ali todos os dias há carros estacionados em fila dupla. Todos os dias Guarda Municipal. A regra é clara!
Caos
Ainda no campo da fiscalização de trânsito, essa semana, quando o pessoal da Guarda não apareceu nas proximidades da Escola Municipal Shirley Maria Lorandi Saurin, no Centro, o caso voltou a atacar.
Lista
Dá para escolher na lista das irregularidades cometidas: tinha gente estacionada em fila dupla, em fila tripla, sobre a faixa de segurança para pedestres, sobre a calçada…e segue o baile!
Radar
Ainda no campo do trânsito, está dando o que falar a instalação de um radar no prolongamento da Avenida Parigot de Souza, em direção ao Olinda Park Hotel. Foram mais de 7.200 multas até a semana passada. Ali a velocidade máxima é 60km/h.
Pedágio
A disputa entre deputados da base do governo Ratinho Jr e de oposição pelo controle da nova frente parlamentar do pedágio na Assembleia Legislativa ganhou hoje um novo capítulo. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), encaminhou à Comissão de Obras e Transporte da Casa, dois requerimentos – um da base governista e outra da oposição e parlamentares independentes – que propõem a criação da nova frente. Segundo ele, caberá à comissão decidir se a frente poderá funcionar e qual valerá.
Protocolos
Ao mesmo tempo, Traiano sinalizou que por ter sido protocolado minutos antes, o requerimento dos deputados da base do governo deve prevalecer. Ambos foram protocolados no último dia 1º de fevereiro. De acordo com o presidente da Assembleia, o documento assinado por deputados governistas e proposto pelo Delegado Jacovós teria sido protocolado às 14h53. Já o outro, liderado pelo coordenador da antiga frente, deputado Arilson Chiorato, presidente do PT do Paraná, teria sido oficializado às 15h41 do mesmo dia.
Atendimento
Há algum tempo venho recebendo elogios quanto às mudanças feitas no Hospital Geral da Unimed (antigo HCO). Mas o que tem mais chamado a atenção é a educação e presteza no atendimento dos profissionais que lá atuam.
Meio Ambiente
A eleição da nova diretoria do Conselho do Meio Ambiente em Toledo tem tudo para ser questionada na Justiça. Até agora ninguém entendeu muito bem o que aconteceu na última reunião, muito menos o que faziam dois advogados da Prefeitura de Toledo. Gente de alto coturno que ‘comandou’ as ações e dominou o campinho.
Paridade
O maior questionamento é sobre a paridade que deve existir dentro dos conselhos municipais, com membros do poder público e da sociedade civil organizada, algo que neste momento não está acontecendo.
Silêncio
Mas o problema da submissão de alguns conselhos municipais à atual gestão não reside apenas no Meio Ambiente. O Conselho da Mulher, por exemplo, que na gestão passada ‘esperneou’ quando Lucio de Marchi havia encaminhado um projeto muito menor sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres, silenciou por completo quando Beto Lunitti aniquilou a pasta.
Frase
“Quando a gente discute liberdade, estamos discutindo até mesmo a liberdade de fazer aquilo que é ilegal”. A frase é do presidente da Câmara de Toledo, vereador Dudu Barbosa.