Coluna do Editor 09-10/09/2023

Luto

Fiquei realmente muito triste com a notícia da morte de Ivan Peron, aos 34 anos. Desde que teve Covid, Ivan vinha lutando contra uma saúde cada vez mais debilitada, até que essa semana não resistiu e faleceu. Apesar das diferenças ideológicas que sempre tivemos, o respeito mútuo também sempre existiu e, com o tempo, aprendi a compreender melhor Ivan. Descanse em paz!

Tupãssi

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, assegurou na terça-feira (5), durante reunião na Casa Civil do Governo do Estado, em Curitiba, o aporte de recursos financeiros para obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Padre Palmiro Finatto, de Tupãssi.

Obras

O anúncio foi feito ao deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto, juntamente com o prefeito de Tupãssi, Luiz Carlaos Beletti e o vereador Maninho. Com as obras, o hospital terá condições de operar aos moldes de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). “Realizamos um exaustivo trabalho de regularização documental nestes últimos dias, eliminando gargalos do projeto, que agora está nos finalmentes, na fase de orçamentos”, destacou Beletti.

Nova Santa Rosa

A Prefeitura de Nova Santa Rosa informa que está em vigor o novo Sistema de Nota Fiscal Eletrônica e Escrita Fiscal do município. A mudança ocorre devido a uma atualização tecnológica e padronização. Ainda, informamos que poderá ocorrer instabilidade no novo sistema, que deverá ser corrigida o quanto antes. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas através do e-mail novasantarosa@novasantarosa.pr.gov.br.

Trânsito

Sempre defendi a implantação do sistema binário onde é possível por entender ser essa a forma mais inteligente e segura de deslocamento quando o assunto é trânsito. Uma via segue numa direção e outra na direção oposta. Simples assim! Só que não adianta apenas implantar o sistema binário sem as devidas adequações.

Pancera

Como aconteceu no Jardim Pancera, em Toledo. Todo o fluxo de veículos foi desviado para a Rua Guaíra e o sinaleiro no cruzamento com a Avenida Maripá não está em 4 tempos, ou seja, a confusão está instalada. Um caos! Fica a sugestão ao |Departamento de Trânsito para uma visita ao local em horários de pico para adequações simples, mas necessárias.

AIH’s

Por falar em saúde, depois da quase migração do SAS para Assis Chateaubriand, agora a Hoesp/Hospital Bom Jesus enfrenta outra resistência. E o nome atende justamente pelo nome de Hospital Regional. A ‘briga’ nos bastidores é para levar uma boa faixa das AIH’s para a nova unidade, tirando da cota atendida pelo Hospital Bom Jesus.

Garantia

As AIH’s são as autorizações para internação hospitalar, ou seja, é a garantia que a unidade de saúde tem para atender ao paciente e depois receber do agente público pelo serviço prestado.

Quantidade

Hoje Toledo já enfrenta problemas justamente pela falta de AIH’s e, ao invés de uma união de esforços para aumentar a quantidade, o que se está fazendo é cobrindo um santo para descobrir outro. Ou é burrice, ou má vontade ou incompetência não enxergar a situação que está se criando, até porque no Regional – quando entrar em operação – alguns procedimentos não poderão ser feitos naquela unidade.

Gestão

Será que a gestão da Secretaria Municipal de Saúde não enxerga essas coisas? Não é possível que mais uma vez Toledo vai perder recursos ao invés de ampliar sua capacidade de atendimento em saúde pública. E segue o baile!

UPA

Além disso, a Ideas – empresa vencedora da licitação para administrar o Hospital Regional, divulgou o resultado do processo de seleção para contratação de funcionários e, com o número de funcionários previsto, talvez consiga abrir uma UPA, mas é só talvez…O pessoal que for contratado terá que ter muita disposição para fazer hora extra.

Impossível

Para quem entende mais de saúde, o número de funcionários previsto é insuficiente para atender, ao menos com o número de enfermeiros e técnicos previsto.

Vínculos

Há outro problema: quem garante que os chamados irão assumir? Até porque muitos profissionais do setor têm outros vínculos com outros hospitais e gerenciar essa verdadeira teia de aranha não é nada fácil.

Salários

E existe também a questão salarial: enfermeiros e técnicos se inscreveram acreditando no futuro pagamento do piso da enfermagem, algo ainda sem previsão.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.