Coluna do Editor 09/11/2022

Árvores

“Gostaria de saber quem teve a brilhante ideia de cortar grande parte das árvores que havia no parque do Jardim Concórdia, próximo aos escoteiros? O desmatamento ocorreu ainda em 2019, na gestão anterior, mas ainda assim acredito que os responsáveis deveriam ser interpelados, pois a matança de árvores foi grande”. Mensagem encaminhada por um leitor que enviou a foto.

Acit

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) emitiu um comunicado nesta terça-feira (8) reiterando que ao longo de seus 55 anos de história, “tem pautado suas ações na defesa da classe empresarial, da livre iniciativa e da liberdade econômica. Nossa preocupação sempre foi o desenvolvimento de nossas empresas associadas, proporcionando assim geração de empregos, renda e consequentemente qualidade de vida para todos”, traz a nota.

Liberdade

O documento ainda aponta que, “nesse momento pós eleição presidencial, entendemos que as manifestações populares pacíficas são uma forma de exercício da nossa democracia. Direito consagrado na Constituição Federal. É livre o direito de cada cidadão de se manifestar e se posicionar de acordo com suas crenças e valores. Assim sendo, reafirmamos nossa posição na preservação incondicional de toda liberdade de expressão, da livre iniciativa, da livre economia, do livre direito de ir e vir e do nosso regime democrático”.

Nota de Pesar

É com imensa tristeza que informamos o falecimento do ex-prefeito de Quatro Pontes, Paulo Brandt, ocorrido na madrugada desta terça-feira (8). Ele lutava contra um câncer há alguns meses. Ficam enlutados, a esposa Sonia, filha Claudia e genro Cássio e as netas Heloísa e Lorena. Segundo a Prefeitura de Quatro Pontes, Paulo Brandt não foi apenas um político, mas um dos maiores líderes que o município já teve. “A sua história e o seu amor por Quatro Pontes eram inquestionáveis e por isso lutou bravamente para ajudar a construir a cidade que conhecemos”.

Luto

O prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, decretou luto oficial por três dias, em todo território municipal, em virtude do falecimento do ex-prefeito Paulo Brandt. A publicação do decreto nº 189/2022 ocorreu no Diário Oficial.

Cassados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu anular os votos e cassar os diplomas dos suplentes e dos vereadores eleitos pelo Partido Liberal em Cascavel por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. O Tribunal também cassou o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda, determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário para as vagas na Câmara de Vereadores e a execução imediata da decisão.

Cota

A cota de gênero está prevista na Lei das Eleições (artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/97). A norma determina que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo em uma eleição.

Candidatas fictícias

Segundo o ministro Carlos Horbach, estão presentes no processo diversos pontos que caracterizam a fraude à cota de gênero mediante o uso de candidata fictícia pelo PL ao cargo de vereadora. Horbach listou como provas, no caso: a votação pífia recebida por Érica Claro, a falta absoluta de atos próprios de campanha, o pedido de votos e o compartilhamento de propaganda a favor de concorrente ao mesmo cargo, bem como a falta de gastos financeiros de campanha.

Doação

A Liga Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, campus Toledo, está realizando uma campanha de doação para crianças. Com o fim de ano se aproximando, a ideia é oferecer um pouco de conforto a quem mais precisa, por isso a LAP promove uma campanha para arrecadar roupas, calçados, brinquedos e doces para crianças em situação de vulnerabilidade social. Interessados em contribuir podem entrar em contato através do WhatsApp: (45) 99933-1338.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.