Coluna do editor 09/11/2023

Na Amop

Atendendo convite da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, (Amop), o ministro do Tribunal de Contas da União e embaixador da Rede de Governança Brasil, Augusto Nardes, estará nesta quinta-feira (9), na cidade de Cascavel, para proferir palestra sobre Governança, a partir das 10h.

Ferramenta

De acordo com o ministro, o entendimento dos prefeitos e técnicos na questão da governança é imprescindível para melhorar as ações e decisões no âmbito da administração. “A governança é uma ferramenta moderna para administrar o setor público.  Ela cria condições para mudanças fundamentais na melhoria das entregas que a comunidade tanto exige e espera de um administrador”.

Perdas

Augusto Nardes lembra que, “no passado o Brasil perdeu muito. Hoje o TCU tem indicadores de governança. Há um trabalho com políticas preventivas e não apenas aquelas punitivas. Quando você vai punir, é porque já perdeu, todos perdemos. Temos a Rede de Governança, com 650 voluntários que trabalham para orientar os prefeitos, os governadores e o governo federal. Tratamos apenas de governança do Brasil não se discute política partidária”.

Transparência

Ainda segundo o ministro, “governar é servir a sociedade com transparência, com controle na aplicação dos impostos e buscando o desenvolvimento sustentável. A lei, agora, estabelece que tem que ter governança e planejamento, nós orientamos. O TCU avalia e monitora toda a administração pública. Não existe política passageira, com desperdício de dinheiro, obras inacabadas, prédios ou rodovias como aconteceu no passado. Temos indicadores de governança em todos os setores, incluindo as estatais”.

Emenda

Em reunião na Assembleia Legislativa do Paraná, o vereador Roberto de Souza conquistou uma emenda parlamentar de R$ 50 mil para a Escola Estadual do Distrito de Novo Sobradinho. A emenda é uma ação em favor da educação designada pelo deputado estadual Arilson Chiorato, proveniente do Programa Escola Mais Bonita. “Sempre que nossas ações promovem a educação, sinto que o mandato de vereador alcança o que mais importa para a construção de uma sociedade mais desenvolvida”, disse o vereador Roberto em agradecimento ao deputado Arilson.

Pedras

Já na reta final da sessão ordinária de segunda-feira, na Câmara Municipal de Toledo, o vereador Geraldo Weisheimer comentou sobre a visita a uma localidade em Linha Flórida, junto com o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt que prometeu “mandar umas pedras para a festa do dia 19 de novembro. Um dia foi as pedras pra lá. Fazendo uma visita por lá e o vereador não gostou não sei porque”, disse Geraldo, sem citar quem seria o vereador que não gostou de sua visita.

O agro é pop!

“Esse vereador é do agro. Visita o interior inteiro. Não é como algumas pessoas que passa uma vez por ano pelo interior e quando vai não vê as coisas”, comentou Geraldo.

“Caco”

A ‘bronca’ de Weisheimer é porque fizeram uma montagem o colocando junto com o vereador Beto Scain, que foi visto num bar dias atrás durante o dia. “Não sei quem colocou Beto Scain junto, mas é um caco quem fez essa montagem. Por um colega meu que não tem nada a ver. Essa pessoa vale muito pouco na terra”, disparou o vereador, citando ainda que o caso poderia parar no Conselho de Ética da Câmara. Geraldo Weisheimer insinuou ser um vereador ou assessor quem poderia ter feito isso.

Indignado

Beto Scain afirmou ter ficado “indignado” com o que classificou de “montagem muito mal feita” e que a pessoa que fez isso “não é um homem, é um rato, um FDP” e que ele foi em todo lugar. “Fui no comércio (um bar), fora do horário de expediente. Quem usou essa imagem e fez essa montagem é tão baixo como quem tirou aquela foto”.

Integrantes

Atualmente integram o Conselho de Ética os vereadores: Genivaldo Paes, Geraldo Weisheimer, Professor Oseias, Genivaldo Jesus e Leoclides Bisognin.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.