Coluna do Editor – 10/08/2023

SAS

Está programado para esta quinta-feira (10), às 16h, em frente ao Núcleo Regional de Educação de Toledo, um Ato pela permanência do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) em Toledo. A promoção é da APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. No último mês veio a público a informação que há um processo licitatório de transferência do SAS de Toledo para Assis Chateaubriand.

União

De acordo com a presidente do Núcleo Sindical de Toledo, Marilene Alves de Abreu, o Ato é decisão em conjunto com vários sindicatos que estão mobilizando pela defesa da permanência do SAS em Toledo.

Na Assembleia

A bronca foi parar em Curitiba e o deputado estadual Professor Lemos (PT) trouxe o assunto esta semana na sessão da Assembleia Legislativa. Lemos pediu explicações ao governador Ratinho Junior e destacou que Toledo é uma referência para a microrregião Oeste do Paraná e com uma população muito maior quando comparada com Assis Chateaubriand.

Licitação

O deputado Marcel Micheletto, visivelmente desconfortável com o tema, tentou justificar a decisão ao lembrar que a mudança é resultado de uma licitação e que o preço oferecido pelo Hospital Beneficente Moacir Micheletto é menor em relação ao apresentado pela Hoesp/Hospital Bom Jesus.

Convênio

Ao citar que a região de Toledo não ficaria desassistida, caso a mudança efetivamente ocorra, Micheletto afirmou que a direção do hospital em Assis deverá firmar um convênio com a empresa que vai administrar o Hospital Regional.

Nem abriu!

Com todo respeito ao deputado, mas só pode ser uma brincadeira de mau gosto firmar convênio com um hospital que nem abriu e, caso abra, não tem a estrutura mínima necessária para suprir a demanda de atendimento.

11 x 1

Outra ‘brincadeira’ foi quando Micheletto comparou o número de servidores atendidos: em Toledo são aproximadamente 11 mil pessoas, contra 1 mil na região de Assis Chateaubriand. E segue o baile!

Irritação

Bom, licitação, ou não, fato é que o SAS está se transformando numa belíssima dor de cabeça para o setor da Saúde do Governo do Paraná e a irritação na capital só aumenta.

Podemos

O deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR), foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para falar em nome do seu partido, o Podemos. Ele disse que a legenda, comandada por Gustavo Castro, está se organizando com força nos 399 municípios do estado. “Porque a vida acontece nos municípios e o Podemos chega não para participar, mas para ser protagonista do pleito, para ganhar a eleição. Nós conquistaremos um recorde no número de prefeituras e de cadeiras nas câmaras municipais”.

Quatro Pontes

Até o próximo dia 21, o vice-prefeito e secretário de Administração e Gabinete de Quatro Pontes, Tiago Hansel, assume o comando da Prefeitura de Quatro Pontes. Ele permanecerá à frente do Poder Executivo durante 15 dias, período em que o prefeito João Laufer estará de férias.

Polícia Militar

Nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, haverá em Toledo uma solenidade em comemoração aos 169 anos da Polícia Militar do Paraná. Será na sede da 1ª Companhia do 19º Batalhão, que fica junto ao Centro de Eventos Desiré Refosko, na Vila Pioneiro.

Retorno

A Câmara de Toledo apreciou no retorno das sessões ordinárias, na última segunda-feira (7), duas proposições, sendo uma o Projeto de Lei n° 69, que desafeta e autoriza a doação de imóvel, com encargos, ao Centro Internacional de Energias Renováveis – CIBiogás, e outra o Projeto de Lei n° 98, que declara de utilidade pública a Associação de Apicultores de Toledo. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade em primeiro turno, devendo ser submetidos a votação final na próxima sessão, prevista para a próxima segunda-feira (14).

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.