Coluna Do Editor – 10/10/2024

Eleição

Agora sim, com mais calma e tranquilidade é preciso analisar a eleição em Toledo onde, ao contrário de quase todos os prognósticos divulgados pelas pesquisas eleitorais, Mario Costenaro venceu Beto Lunitti. A margem foi mínima, entretanto, confirmou o que as três pesquisas divulgadas pelo Jornal do Oeste trouxeram: um crescimento de Costenaro na reta final, inclusive com o empate técnico na pesquisa divulgada na véspera da eleição.

Acusações

Aí gostaria imensamente em saber onde andam os ‘leões de Whatsapp’ que debulharam o milho no jornal – e em mim de forma muito particular – quando as pesquisas foram publicadas. A ‘verdade’ para esse povo era de uma diferença de 3×1 em favor de Beto Lunitti. Bom, a verdade prevaleceu, assim como a credibilidade de quem busca trazer informação e não suposição.

Festa antecipada

Não vou entrar muito no mérito sobre uma festinha antecipada na casa de um determinado – ainda – secretário municipal na sexta-feira que antecedeu a eleição. Num horário em que muita gente deveria estar dando expediente na Prefeitura de Toledo, havia muita gente sem camisa e ‘curtindo’ o calorão com muito chopp e churrasco.

Sem carreata

Muito sensata a decisão da coordenação da campanha de Mario Costenaro em não promover uma carreata da vitória, celebrada em frente ao comitê. A eleição termina e a vida precisa continuar.

Transição

A pressa do prefeito Beto Lunitti em realizar logo a primeira reunião de transição pode até ter lá suas razões, entretanto, é preciso também dar tempo ao tempo para que Mario Costenaro monte sua equipe com calma e tranquilidade de quem não assumiu compromisso com absolutamente ninguém durante o processo eleitoral.

Surpresa!

Nunca é demais lembrar que no processo de transição da gestão passada, quando Lucio De Marchi venceu, algumas ‘surpresinhas’ foram sendo descobertas ao longo da gestão, mas aí já tinha ido.

Cautela

Costenaro, ao que parece, está disposto a ter mais cautela em relação a todo processo de transição e não aceitar algumas imposições do atual prefeito.

Nomes

Por onde anda o prefeito eleito tem sido questionado sobre futuros nomes que deverão compor sua equipe de governo. A ansiedade é natural, porém, Mario Costenaro tem deixado claro por onde passa que essa decisão não será tomada de maneira isolada ou com base apenas na pressão política.

Perfil

Ele pretende montar uma equipe dentro do perfil que pregou durante toda a campanha: pessoas com qualificação técnica, porém, que saibam lidar com gente. Qualquer nome até agora não passa de especulação.

Flores

Quem recebeu flores essa semana por uma suposta indicação, melhor devolver porque até agora nenhum nome foi definido.

Renúncia

O toledano Dom Odilo Pedro Scherer emitiu um comunicado informando que, após completar 75 anos de idade no último dia 21 de setembro, enviou uma carta de renúncia ao Papa Francisco do governo pastoral da Arquidiocese de São Paulo, de acordo com a norma canônica. Ainda de acordo com o comunicado de Dom Odilo, na segunda-feira (7), o Papa acolheu a carta e solicitou a permanência de o arcebispo por mais dois anos à frente do cargo.

Projeto

“Portanto, sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como ‘peregrinos da esperança’. Procuremos caminhar juntos na realização do Projeto Emergencial de Pastoral 2024-2026 vivendo a comunhão, a conversão e a renovação missionária”, encerra Dom Odilo Pedro Scherer.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.