Coluna do Editor 11/08/2022

Novo comando

Diz que o ‘bom filho à casa torna’. E Alexandre Macorin está de volta ao comando da 20ª Subdivisão Policial em Toledo em lugar de Donizete Botelho. A troca de comando aconteceu nesta terça-feira (9). Donizete Botelho permaneceu cerca de 11 anos no comando da Polícia Civil em Toledo e agora deixa o cargo para Marcorin, que já havia comandado a 20ª SDP há aproximadamente 14 anos. Alexandre Macorin sempre manteve laços muito próximos com a cidade, mesmo ocupando outros cargos pelo Estado do Paraná. Seja bem-vindo de volta!

Pato Bragado

O prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, o Mano e o vice John Nodari anunciaram a troca de comando na Secretaria Municipal de Administração. Allan Vinícius Kotz deixa o cargo para se dedicar a função efetiva de contador. Em seu lugar assume o procurador jurídico, Marcio Ivanir Neukamp. Conforme o prefeito Mano, são ajustes necessários para que os trabalhos sejam otimizados e aconteçam com mais agilidade.

Experiência

“Com a saída do Allan e a vinda do Marcio à Secretaria de Administração, estamos buscando melhorar cada vez mais o trabalho técnico. Allan é contador e vai poder contribuir com a experiência que adquiriu como secretário, nas demais secretarias. Da mesma forma o Marcio que trabalhou diretamente no departamento jurídico e vai poder compartilhar seus conhecimentos no administrativo”, comentou o prefeito Mano.

Votos válidos

As urnas eletrônicas implantadas gradualmente a partir das eleições municipais de 1996 diminuíram em 82% o número de votos inválidos, segundo estudo do professor Marcus André de Melo, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o levantamento, a invalidação do voto era comumna época em que as pessoas votavam por meio de cédula de papel.

Rasura

Muitas vezes o erro ou a rasura impediam a contagem de um voto como válido. O autor é professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA). Na publicação, Marcus André Melo mostra que, em 2000 – justamente o ano em que eleitoras e eleitores passaram a votar integralmente na urna eletrônica –, os votos inválidos recuaram de 41% para 7,6%, o que representa a diminuição dos 82%.

Irregularidades

A partir de recomendação administrativa do Ministério Público do Paraná, expedida pela 1ª Promotoria de Justiça de Guaíra, dois servidores municipais foram afastados dos cargos por irregularidades administrativas cometidas em prejuízo do erário. Na segunda-feira (8), o MPPR foi notificado pelo Município da exoneração e demissão dos então agentes públicos – o secretário municipal de Saúde e o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Desvio de verbas

A Promotoria verificou que os dois foram responsáveis pelo desvio de verbas municipais, com o superfaturamento de exames na unidade de saúde, a partir da inserção de exames falsos, visando beneficiar um laboratório particular, contratado pela prefeitura para atender a UPA. A situação chegou ao MPPR em 2018. À época, o Ministério Público apontou ao Município a necessidade de abertura de procedimento administrativo para verificar a situação. Isso foi feito, as irregularidades foram comprovadas, mas o prefeito apenas deliberou pelo ressarcimento do erário com aplicação de pena de advertência aos representados.

Marasmo

Isso em Guaíra, porque em Toledo o Ministério Público nesta área parece dormir em berço esplêndido diante de tantas irregularidades e denúncias. Um marasmo total!

Nepotismo

Os casos de nepotismo, por exemplo, são tantos que é até difícil começar. Ah, quem sabe poderiam usar o exemplo de Guaíra e começar pela UPA.

Sindicato

Ainda sobre as cobranças feitas em relação ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, recebi mensagem dizendo que “uma servidora questionou em um grupo sobre a prestação de contas e, desde então, os grupos de servidores – inclusive os de representantes por local de trabalho – não permitem mais que os servidores enviem mensagem nos grupos do sindicato”.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.