Coluna do Editor 12/04/2023

Prisão

O Ministério Público pediu a prisão preventiva de um dos empresários denunciados na Operação Cifra Negra, que desvendou um esquema de corrupção envolvendo empresas de tecnologia contratadas pela Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande (MS).

O esquema

A organização criminosa instalada na Câmara de Vereadores de Dourados, descoberto no final de 2018 na Operação Cifra Negra, foi instalado em 2010 e só parou de agir após a prisão dos envolvidos, no dia 5 de dezembro passado. Por oito anos, empresários campo-grandenses, servidores e vereadores da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul sangraram os cofres públicos. A informação consta da denúncia oferecida pelo Ministério Público contra 14 pessoas.

Detalhes

Em 57 páginas, os promotores Ricardo Rotunno, Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e Luiz Gustavo Camacho Terçariol detalham a atuação dos vereadores Idenor Machado), Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão, do ex-vereador Dirceu Longhi (PT), dos então servidores da Câmara Amilton Salinas e Alexsandro Oliveira de Souza e oito empresários da Capital. Presidente da Câmara por seis anos, Idenor é acusado de comandar o esquema de fraude em licitações para contratação das empresas de tecnologia a preço superfaturado em troca de “mesadas”.

Licitações

Segundo o MP, todas eram empresas controladas pelo grupo Quality que se uniam para disputar licitações e se revezavam como vencedores. Outras quatro empresas foram investigadas, mas não existe ainda prova do envolvimento delas e de seus sócios no esquema elícito. As informações são do Campo Grande News.

De olho

Mas o que uma notícia do Mato Grosso do Sul tem a ver com o Paraná? Essa é a empresa que irá ganhar a licitação de mais de R$ 1 milhão da Câmara Municipal de Toledo.

Parabólicas

Os kits gratuitos da nova parabólica digital, que recebe o sinal 5G, estão disponíveis para mais de 227 mil famílias de 124 cidades do Paraná. Tem direito as famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do Governo Federal, por meio do CadÚnico, e que têm uma parabólica tradicional instalada e funcionando. Para se cadastrar e receber a instalação do equipamento, basta entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.

O leitor escreve…

“Sobre a sessão da câmera do dia 10/04, houve o debate importantíssimo sobre a colocação das placas de obras, visto que, “não tem” outros assuntos de maior relevância para ser discutido ou cobrado, como por exemplo, a efetivação para melhorar a segurança e combater os crimes nas escolas,ou como resolver a falta de estrutura e atendimento de terapias como fonoaudiologia, terapia Ocupacional e psicologia no CAPSi, ou quem sabe, fazer leituras e estudar sobre as propostas para o novo Plano Municipal de Educação. Este último item, é uma sugestão, para que os nobres vereadores atuais não façam a mesma coisa que os nobres vereadores fizeram no último Plano Municipal da Educação”. Mensagem encaminhada por uma leitora.

Visita

O desenvolvimento de Terra Roxa, uma das cidades mais promissoras da região Oeste do Paraná, com um povo trabalhador e incansável, pautou nesta terça-feira (11) importante reunião realizada no Gabinete do deputado estadual Marcel Micheletto, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa. Para falar de projetos que contemplam a melhoria da qualidade de vida da população, Micheletto recebeu a visita do prefeito Ivan Reis, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda Martins; e do assessor de Planejamento, Humberto Munaro.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.