Coluna Do Editor – 12/06/2024
Saúde
Como em qualquer outra atividade no Brasil, a de planos de saúde não é fácil. Burocracia, impostos, taxas, pressão dos governos e por aí vai. Mas, como também em qualquer outro negócio, o cliente precisa ser bem tratado. Mas este parece não estar sendo o caso dos usuários do antigo grupo Sempre Vida em Toledo.
Troca de comando
Para quem não se lembra, o Sempre Vida – que era de Marechal Cândido Rondon – foi comprado pelo Grupo Atena e, recentemente, vem adotando o nome de Humana Saúde, que deverá ser a marca nacional do grupo para este setor. Até aí tudo bem…
Descredenciamento
O problema é que em Toledo este grupo vem descredenciando médicos e atendendo mal, em especial os usuários da Prefeitura de Toledo através da Cast. O Sempre Vida-Humana Saúde (Grupo Atena) ganhou a licitação da Prefeitura de Toledo, mas, diante de tantas reclamações, o atendimento vem deixando muito a desejar.
Migração
Bom, fato é que o plano vem perdendo vidas. Não no sentido literal, claro, até porque estes pacientes estão migrando para outros planos de saúde.
Banco Central
Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autonomia financeira do Banco Central, o senador Plínio Valério (PSDB/AM), incluiu limites de gastos para a instituição no parecer que vai apresentar nesta quarta-feira (12) aos senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As despesas com pessoal terão como máximo o valor utilizado no ano anterior, mais a correção pela inflação.
Bandeira
A PEC 65/2023 é uma bandeira do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que já conseguiu a autonomia operacional da autarquia e gostaria de ver a independência completa até o fim do seu mandato, em dezembro. Em abril, o relator ameaçou concluir seu texto até o fim de maio, porém somente foi apresentado na semana passada. O governo não é contrário à ideia de mais autonomia, mas quer que o tema seja debatido por mais tempo, e depois que outras pautas, consideradas mais urgentes, tenham prioridade na tramitação no Congresso.
Independência
A proposta amplia a autonomia da autarquia para dar independência financeira e orçamentária. Hoje, a instituição tem autonomia operacional, mas ainda depende do Tesouro Nacional. O texto ainda prevê uma reestruturação das carreiras dos servidores, com ajustes salariais.
Limite
Segundo o parecer, foi imposto um limite para o gasto com servidores, que terão os reajustes salariais limitados à inflação para evitar crescimento exacerbado desta rubrica orçamentária. Eventual reajuste acima da inflação dependerá de autorização do Senado. Se aprovada a PEC, os servidores deixam de ser regidos pelo regime único da União e se tornam empregados públicos, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Devido a essa mudança, o parecer prevê regras que impeçam demissão sem motivos.
SerToledo
Uma das preocupações da direção do Sindicato dos Servi dores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo) é melhorar a qualidade de vida dos servidores. Uma das iniciativas que exemplificam esse compromisso são os descontos nos comércios locais disponibilizados aos filiados do sindicato.
Visita
Esse benefício teve início quando a secretária-geral, Marlene da Silva, visitou diversas empresas no centro da cidade, apresentando a proposta de parceria.
O esforço foi grande e a recompensa foi maior ainda. Esse benefício possibilita que o servidor filiado e seus dependentes tenham acesso a descontos em inúmeros comércios do município.
Uniformes
Quero registrar e agradecer ao convite do professor Valdecir Anacleto Barbosa, responsável pela equipe de Badminton da Associação São Vicente de Paulo, em Toledo. É para o evento da entrega dos novos uniformes da equipe. Será na próxima segunda-feira (17), a partir das 19h, na sede da entidade. Estaremos lá!
Cidadão Honorário
A Câmara de Vereadores de Palotina realizará sessão solene no próximo sábado (15) para a outorga do título de Cidadão Honorário do município ao delegado de Polícia Civil, Pedro Lucena. A sessão será realizada no Restaurante Avenida, a partir das 19h30 e reunirá autoridades locais. A homenagem ao delegado é resultado de um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Joarez Negrona (PL). A concessão foi aprovada em novembro de 2023. O autor justificou que Lucena prestou relevantes serviços ao município no exercício de sua atividade policial, contribuindo assim para melhoria da segurança pública.