Coluna do Editor 12/07/2022
Saúde
A secretária da Saúde de Toledo, Gabriela Kucharsk, deu uma declaração, no mínimo, preocupante na última reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Disse ela não poder comparecer à Unidade de Pronto Atendimento e ao Mini-hospital porque tem um “problema de saúde pessoal” que a impede de estar mais próximo das pessoas e este também seria o motivo pelo qual ela, médica concursada, não estaria atendendo crianças.
Pessoal
Primeiro: a questão pessoal da secretária, sem dúvida, diz respeito apenas a ela.
Coletivo
Desde que isso não afete o coletivo e, no caso, embora ela afirme que a equipe técnica dá conta do recado, ela enquanto uma liderança de seu setor precisa sim estar mais presente, ainda mais por serem a UPA e o Mini os dois locais com maior concentração de pessoas e, claro, de problemas na saúde pública em Toledo.
Exemplo
A doutora Gabriela Kucharski precisa lembrar que liderar é dar exemplo e que a cobrança do secretário da pasta tem um peso diferente que, por exemplo, de uma diretora ou coordenadora. A simples presença do secretário demonstra respeito e apoio ao servidor público.
Salários
Com dois padrões, o salário da secretária chega, em média, a algo em torno de R$ 36 mil. Nada contra, afinal, ela prestou os devidos concursos e se recebe é porque está na lei.
Moral
O problema é que ela não trabalha, como admitiu aos integrantes da Comissão de Saúde, portanto, se está apenas secretária poderia ao menos dar esse bom exemplo e abdicar de algum dos salários ou então ficar apenas com o de secretária.
Mais e mais
Na prática acontece justamente o contrário. Ah, claro, sem mencionar na função gratificada que a secretária concedeu a si própria há alguns meses.
Política
Estranha, entretanto, a doença pessoal da secretária da Saúde não a impedir de comparecer a reuniões partidárias ou festinhas de aniversário. Vai ver que nestes locais sua doença não se manifesta.
Quatro Pontes
Até 30 de julho, o vice-prefeito de Quatro Pontes, Tiago Hansel, assume o comando do paço municipal. Ele permanecerá à frente do Poder Executivo durante 20 dias, período em que o prefeito João Laufer estará de férias. A troca de comando ocorreu nesta segunda-feira (11), na recepção da prefeitura, mediante a assinatura de documentos.
Coamo
Nesta quinta-feira (14), no Auditório da PUCPR em Toledo, será realizada a tradicional Reunião de Campo da Coamo, a partir das 14h, quando serão apresentadas as perspectivas para o segundo semestre deste ano. O encontro será com cooperados de Toledo, Vila Nova, São Pedro do Iguaçu, Bragantina, Nova Santa Rosa, Tupãssi, Dez de Maio, Ouro Verde do Oeste, Brasilândia do Sul e Dois Irmãos.
PSTU
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) divulga as pré-candidaturas de governador e vice-governador que irão disputar as eleições ao governo do Paraná, bem como aos cargos proporcionais de deputado federal e deputado estadual. Para o Governo do Estado o candidato será o Professor Ivan.
LDO
A Câmara de Toledo estará recebendo emendas à Lei de Diretrizes Orçamentária até esta terça-feira (12). A apreciação da LDO 2023 está a cargo da Comissão de Finanças e Orçamento, tendo como relator o vereador Jozimar Polasso.