Coluna Do Editor – 12 e 13/10/2024
Destaque
Na categoria Ciência e Tecnologia, as empresárias de Toledo Josiane Gonçalves Daga e Odete Barros ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente, no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem como objetivo valorizar mulheres que se destacam no empreendedorismo, em diferentes áreas, e este ano, a categoria de Ciências e Tecnologia mostrou a força feminina na transformação digital e inovação.]
Projetos
Já estão publicados no site da Itaipu Binacional os editais de seleção pública para a escolha de patrocínios voltados a projetos nas áreas de esportes, cultura e feiras municipais. As inscrições de propostas serão abertas aos interessados no dia 1º de novembro, no caso de esportes, em 1º de dezembro, para ações culturais, e 1º de janeiro de 2025, para pedidos de patrocínio para feiras municipais.
Centralização
A proposta com os novos editais é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos, otimizando a gestão e a alocação de recursos. Esta medida permite maior controle sobre a prestação de contas e garante que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. Ao mesmo tempo, reforça o compromisso de Itaipu com as comunidades locais e com a promoção do desenvolvimento sustentável. A Itaipu tem uma área de influência que abrange 434 municípios, 399 do Paraná e outros 35 do Mato Grosso do Sul, totalizando 11 milhões de pessoas.
Números
Mais alguns pontos da eleição em Toledo. Um total de 71,12% dos eleitores foram votar, com 28,88% abstenção.
Energia solar
A energia solar no Sul do Brasil tem se consolidado como uma das principais fontes de energia renovável, refletindo o crescimento do setor fotovoltaico no país. Atualmente, a energia solar tem 44 gigawatts (GW) de capacidade instalada, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), os estados do Sul são responsáveis por 23,3% da potência instalada em energia solar, atingindo 7.172 MW em agosto de 2024. Os três estados com maior destaque são: Paraná com 9,3% (2.869,2 MW), Rio Grande do Sul, representando 9,4% (2.887,0 MW) e Santa Catarina, com 4,6% (1.426,4) da potência instalada no país.
De volta
Alexandre Gregório da Silva (assessor jurídico), Marcio Antonio ‘Pena’ Borges (assessor especial de projetos e programas), Edson de Souza Gomes (diretor de Segurança e Mobilidade Urbana), Amir Kanitz (diretor de Políticas e Emprego e Relações do Trabalho), Odemilson Elias dos Santos (coordenador do Cadastro Habitacional), Daniela Schimelfenig (coordenadora de Planejamento e Engenharia), Otniel da Silva Pereira (coordenador do CEU das Artes) e Paulo Edson Farias (coordenador de Manutenção e Espaços Públicos) foram renomeados dentro da Prefeitura de Toledo. Rescaldo da eleição na Prefeitura de Toledo.
Derrota
Para algumas pessoas dentro da Prefeitura de Toledo, o atual presidente da Câmara Municipal Dudu Barbosa seria um dos principais articuladores da derrota do prefeito Beto Lunitti na eleição deste ano. O motivo seria que Dudu teria feito a escolha de não ir para o interior. Abandonar o interior, pelo que consta, foi ideia defendida em várias reuniões.
Custo alto
Bom, dois vereadores da base, que são do interior, perderam justamente no interior. Geraldo Weisheimer e Valdir Rossetto pagaram um preço alto pelo abandono no campo. Os vereadores e alguns agentes do Executivo, Dudu pensava que interior não dava voto no Beto, então deveria ser deixado de lado.