Coluna do Editor 13/10/2022

Em Curitiba

O prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt estiveram em Curitiba neste início de semana. Mas foram em carros separados. Beto se reuniu com o deputado estadual Natan Sperafico, enquanto o vice tinha encontro marcado com o vice-governador Darci Piana.

Férias?

O pedido de férias do secretário Neuroci Frizzo deixou muita gente intrigada. Seria um período para descansar ou esfriar a cabeça diante de uma disputa interna entre o grupo dos ‘jovens’ e dos ‘velhos’?

Espaço

Nos corredores do Executivo são cada vez mais intensos os comentários sobre o novo Quarteto Fantástico formado para tentar não apenas ganhar mais espaço dentro da administração do prefeito Beto Lunitti. Os moços querem mais, muito mais…

Violência política

O Estado do Paraná registra 15 casos de violência política desde as eleições de 2018 até o 1º turno eleitoral deste ano, sendo cinco assassinatos. É o que aponta a segunda edição do estudo Violência política e eleitoral no Brasil, produzido pelas organizações de direitos humanos Terra de Direitos e Justiça Global, lançado segunda-feira (10).

Mapeamento

O estudo analisou o período entre 2 de setembro de 2020 e 2 de outubro de 2022, onde foram mapeados 523 casos ilustrativos de violência política envolvendo 482 vítimas entre representantes de cargos eletivos, candidatos/as ou pré-candidatos/as e agentes políticos no Brasil.

Assassinato

Nesse período de pouco mais de dois anos, foram registrados 54 assassinatos, 109 atentados, 151 ameaças, 94 agressões e 104 ofensas, além de 6 casos de criminalização e 5 de invasão. Apenas no período eleitoral, até o primeiro turno, entre 1 de agosto e 2 de outubro de 2022, 121 casos de violência política foram registrados contra agentes políticos, praticamente, dois casos de violência política por dia. No caso o Paraná destaca-se o assassinato de Marcelo Arruda, em julho.

Nova Santa Rosa

O prefeito Norberto Pinz convocou uma reunião com o vice prefeito, Noedi Hardt, secretários, diretores e alguns vereadores, além do sargento Pruinelli. O objetivo foi discutir a segurança pública de Nova Santa Rosa. Em especial, a instalação de um sistema de monitoramento de segurança.

Suspenso

Atendendo a um pedido da direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, o juiz Sérgio Laurindo Filho determinou a suspensão da votação do Projeto de Lei nº 142/2022, especificamente em relação à Emenda Modificativa. Em caso de descumprimento da decisão, será aplicada uma multa diária de R$ 1.000,00. Mais uma na conta dessa Legislatura onde tem gente que sabe mais do que sabe.

Estatuto

A Emenda foi proposta pelos vereadores Dudu Barbosa, Gabriel Baierle, Valdomiro Bozó e Marly Zanete e aprovada por maioria na sessão ordinária de segunda-feira na Câmara de Toledo. A proposta quer reduzir de 4 para apenas 2 o número de dirigentes sindicais liberados para o Sindicato Ser Toledo, conforme determina o artigo 94, § 2º, do Estatuto dos Servidores.

Vício

No documento encaminhado à Justiça, a direção do Ser Toledo alega que a proposta é irregular porque a alteração do Estatuto dos Servidores é de competência do Executivo e não do Legislativo, conforme determina a Lei Orgânica do Município.

Muda o que?

Não morro de amores pelo Ser Toledo, entretanto, não vai alterar o preço do dólar duas pessoas a mais ou a menos na estrutura administrativa municipal. Isso cheira mais a perseguição política pela postura contrária da entidade em relação à última campanha eleitoral.

Palanque

Aliás, há pessoas que ainda não conseguiram descer do palanque eleitoral. Não de agora, mas desde a eleição para prefeito. E olha que já se vão quase dois anos…

Expediente

Em respeito ao feriado em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, não haverá expediente no Jornal do Oeste nesta quarta-feira (12).

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.