Coluna do Editor 13/12/2022

Calendário

Estavam pautados para serem votados na Assembleia Legislativa do Paraná em primeira votação os projetos de lei 312/2022, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui a Semana da Luz, para conscientização sobre o uso eficiente da energia elétrica; e 453/2022, do deputado Natan Sperafico (PP), que institui no estado o Dia da Inovação e da Tecnologia no Campo, a ser comemorado anualmente no dia 25 de fevereiro.

Virada Cultural

Antes de entrar na polêmica sobre o show de sábado, preciso elogiar a diversidade da Virada Cultural, com apresentações para todos os gostos. Alguns, duvidosos, OK, mas mesmo assim uma programação que teve momentos marcantes para quem aprecia a arte.

Polêmica

Entretanto, o assunto mais comentado no fim de semana e nesta segunda-feira foi o show da banda ‘Francisco, El Hombre’, com a famigerada música “Arranque a Cabeça do Rei”. Vários vídeos circularam mostrando o show e criticando a banda. Só para lembrar: a música foi lançada durante o Rock In Rio – Lisboa no ano passado. Ninguém sabia dessa possibilidade?

Contrato

O prefeito Beto Lunitti tentou explicar que no contrato de todos os artistas que se apresentaram havia uma cláusula proibindo a manifestação política algo que, convenhamos, é um risco extremo, ainda mais quando se tratam de artistas com este viés, digamos, mais radical.

Politicagem

Em entrevistas nesta segunda-feira (12), o prefeito insinuou que boa parte destas manifestações se tratava de uma disputa política para ser usada mais tarde contra ele numa eventual disputa pela Prefeitura de Toledo.

Responsabilidade

Com todo respeito que o prefeito merece, mas pensar isso é tentar desviar o foco do assunto. Dava para ter evitado o problema? Sim, dava. Não se evitou antes e agora é preciso tomar as devidas providências.

Mão na cabeça

O que o prefeito precisa fazer agora é agir para tentar amenizar o problema, como disse que iria consultar o Departamento Jurídico e ver a possibilidade de não pagar o show.

Passado

Mas tomar decisões firmes neste sentido parece não ser o caso do prefeito que, na gestão passada, defendeu secretário que foi pescar no Pantanal ou então encobriu o fato de servidores terem fechado uma Unidade Básica de Saúde para irem passear em Foz do Iguaçu num dia de expediente normal.

Na Justiça

Algumas pessoas ameaçaram responsabilizar o prefeito, a secretária da Cultura Rosselaine Giordani e a banda na Justiça pelas manifestações contrárias ao presidente da República.

Putaria!

Gostaria, imensamente, em saber se esses mesmos defensores da moral e dos bons costumes vão acionar as centenas de ‘artistas’ que cantam – em verso e prosa – inúmeras canções insinuando coisas bem mais escandalosas. Há uma putaria – e desculpem o termo – generalizada na música nacional, com as crianças se ‘divertindo’ e ninguém faz absolutamente nada.

Contra

Quero deixar clara minha posição que sou contra a manifestação do último sábado, entretanto, respeito quem quer se manifestar dessa forma e, caso haja exageros, existem meios legais para isso. Outra coisa: se fico sabendo deste tipo de show simplesmente não vou porque não me interessa.

Idade

Ah, e também sou contra essas músicas que incentivam o sexo fácil e a bebedeira. Talvez porque esteja ficando velho…sei lá.

Escolhas

E dentro da Virada Cultural existiam muitas ótimas opções para quem prefere um programa mais família, como na noite de domingo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.