Coluna do Editor 14/02/2023

Trabalho

O deputado federal Dilceu Sperafico vai, aos poucos, reconstruindo sua rede de contatos políticos na região. Após ficar um período afastado, ele tem sido procurado por antigos aliados todas as semanas. “É fruto de toda a história em atender bem. Eu sou partidário, mas o trabalho é suprapartidário”, disse ele ao ressaltar ainda o diálogo com o prefeito Beto Lunitti.

Aliança

Sobre a eleição municipal em Toledo, Sperafico garantiu que o Progressistas irá participar, entretanto, não garantiu que o partido seja ‘cabeça de chapa’. No entendimento do deputado, é preciso fortalecer um grupo e isso passa necessariamente pela junção de outras siglas numa aliança capaz de, não apenas vencer a eleição, mas também de formar um bloco forte na Câmara Municipal.

Nomes

Sperafico tem evitado falar sobre nomes e destaca existirem várias lideranças capazes de enfrentar o desafio.

Junção

A cautela adotada por Dilceu Sperafico tem lógica em função de algumas acomodações que deverão acontecer nos próximos dias no mundo da política. A possível fusão entre o Progressistas e o União Brasil, por exemplo, ganhou força nos últimos dias e isso poderá mudar – e muito – o cenário.

Acomodações

Por falar em acomodações, quem também acompanha com calma os movimentos é o ex-prefeito de Toledo Lucio de Marchi, hoje segundo suplemente de deputado estadual. Ele tem sido cotado para assumir um cargo de relevância junto ao Governo do Estado, o que deverá ser decidido até março.

Críticas

O ex-governador Roberto Requião (PT) voltou a atacar o PT, afirmando que o partido “não tem proposta de Brasil”, e corre o risco de acabar depois de passada a era Lula. Em entrevista à Carta Capital, Requião – que foi preterido na nomeação para a diretoria-geral da Itaipu – também disparou contra a “frente ampla” formada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir sustentabilidade no Congresso e disse ainda ter sido “totalmente esquecido” pela legenda depois de disputar a eleição para o governo do Paraná.

Esquecido

“Após o processo eleitoral no Paraná, fui simplesmente esquecido. As tendências simplesmente me deixaram de lado, nunca mais falaram comigo. Sequer perguntaram o que eu achava da organização do partido no estado”, afirmou ele em entrevista à Carta Capital. “Estou totalmente marginalizado e a corrente majoritária do PT no Paraná não me incluiu, ela desprezou a minha participação de uma forma absoluta”, queixou-se.

Do interior

Ainda falando da eleição municipal em Toledo, lideranças ligadas ao agronegócio estão se organizando no sentido de indicar um eventual candidato a vice-prefeito do setor na eleição do próximo ano. No entendimento dessas pessoas, passou da hora do interior do município ser devidamente representado junto ao Executivo.

Conta

A matemática é simples: o interior de Toledo representa hoje em torno de 20 mil votos, número suficiente para decidir uma eleição.

Quatro Pontes

Para o serviço público municipal de Quatro Pontes, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais, está estabelecido, conforme o decreto nº 016/2023, ponto facultativo em razão do feriado de Carnaval. Assim, nos dias 20 e 21 não haverá atendimento no período integral e no dia 22 no período matutino, recomeçando o expediente normal a partir das 13h30. Os casos de urgência e emergência serão atendidos por meio de telefones de plantão. Os munícipes deverão contatar a Secretaria de Saúde no (45) 98826-6430 (ambulância) ou no 192 (Samu) e a Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes através do 99839-0855.

Luto

Meus sentimentos à família do amigo Moacir Vanzzo pelo falecimento de sua mãe no último fim de semana.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.