Coluna do editor 14/09/2023

Em Toledo

Governador Carlos Massa Ratinho Júnior estará em Toledo nesta sexta-feira (15). A partir das 10h ele é esperado no Clube de Caça e Pesca, onde deverá participar da solenidade de lançamento da Usina de Biometano da Primato Cooperativa Agroindustrial.

Nova reunião

Já nesta quinta-feira (14), às 9h, haverá uma nova reunião da Comissão Especial para analisar o PL 135/2023, que trata da concessão do serviços públicos municipais em Toledo. No texto diz se tratar de exclusividade do transporte público e não existiria mais a necessidade de lei autorizativa por parte da Câmara Municipal.

‘Surpresa’

Na primeira reunião dessa comissão, o Professor Oseias levantou a lebre e comparou a questão do serviço público à concessão do Hospital Regional. Já Marcelo Marques disse ter sido pega de ‘calças curtas’ porque a primeira reunião normalmente é apenas para nomear os cargos de cada vereador mas, nesse caso, até um servidor público já havia sido convidado para ‘explicar’ o projeto.

Relatório

Valdomiro Bozó foi escolhido presidente e apontou Beto Scain para ser o relator. Indicado minutos antes para o cargo, Scain chegou com o relatório pronto, datado, assinado. No texto havia um “pedido de celeridade” por parte da Prefeitura de Toledo, ou seja, no bom e velho português: que a coisa seja rápida. E Scain já apresentou o relatório na primeira reunião. Isso sim é celeridade!

Pronto

O relatório estava tão perfeito que, por exemplo, já apresentava Bozó como presidente e Beto Scain como relator. Apontava ainda detalhes técnicos que, convenhamos, seria impossível ter sido feito durante o debate do Projeto.

Bola de cristal

Aí cabe uma perguntinha básica: se era a primeira reunião da Comissão Especial e o relatório já estava pronto, com data e cargos, quem escreveu o relatório? A Mãe Diná? Olha, preciso pedir emprestada a bola de cristal do vereador Beto Scain…Vai que uma hora dessas ela me passa os números da mega-sena. Relatórios, como visto, ela já está passando…

Pareceres

Marcelo Marques questionou que, se foi convocada uma Comissão Especial é porque o assunto é de alta complexidade e precisa ser analisada com calma. Ele apontou a ausência do parecer jurídico e do controlador interno. “O Executivo precisa ter responsabilidade quando pede celeridade. Votar dessa forma é uma irresponsabilidade do Legislativo. Isso não é normal”, comentou o vereador.

Contrariado

“Estou muito contrariado”, completou Oseias, ressaltando que nada tem a ver com as gratuidades de colocar na lei e que isso não afeta em nada a sociedade. “Estamos tirando o nosso poder de fiscalizar o contrato. É a maior concessão do município e essa omissão me preocupa. Estamos sendo retirados do processo”, disse ele, que também cobrou um parecer jurídico.

Omissão

É triste, mas tem sido frequente essa omissão de uma boa parte dos vereadores sobre decisões que chegam prontas por parte do outro lado do Centro Cívico Tancredo Neves. Tem gente recebendo só para dizer amém. E não é padre!

Salários

Nesta quinta-feira (14), às 8h30, o presidente da Câmara de Toledo, vereador Dudu Barbosa, convocou uma entrevista coletiva para falar sobre a proposta de aumento dos salários do prefeito, vice prefeito e secretários municipais.

Reunião

Já na sexta-feira (15), às 18h30, haverá uma reunião pública para tratar do mesmo assunto. Ambas serão na Câmara Municipal.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.