Coluna do Editor 12-13/11/2022
Árvores
O amigo Renato Tratch encaminhou algumas respostas sobre a foto postada esta semana por um leitor em relação ao desmatamento na área do Parque das Araucárias. Na verdade ele se posicionou quanto ao espaço utilizado pelos escoteiros, pois ele foi presidente do grupo durante muito tempo e ainda hoje é bastante atuante no movimento escoteiro. “Para nós foi muito bom (a retirada de algumas árvores), pois nos trouxe muito mais segurança, pois havia um ‘valetão’ com mais de 4 metros de profundidade, e por mais que cuidássemos, sempre tínhamos a preocupação que algum jovem caísse”. Tratch ainda lembra que algumas espécies que estavam nesta área eram exóticas como ligustro, grevilhas, leucenas.
Plantio
Renato Tratch comentou ainda que, na parte que cabia aos escoteiros, houve o plantio pelos jovens de mais de 100 mudas de espécies frutíferas, doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, “além de espécies nativas que tem um objetivo especifico pela forma do seu fuste, que servirá em uns 10 a 15 anos para fazermos acampamentos suspensos. As espécies fruteiras, servirão como educação ambiental, pois são frutas que não encontramos no mercado como uvaia, cereja do mato, gabiroba, araçá amarelo, araçá vermelho. Fizemos também um ferradura de ipês deixando a parte central para nossas atividades iniciais e finais”.
Segurança
“Outra situação que melhorou, no parque como um todo foi a segurança, ou a sensação dela. Pois, não encontramos mais usuários de drogas”, resumiu ele.
Dupla
Alheios aos holofotes do Prêmio Toledo Destaque Empresarial, realizado pelo Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), Diego Bonaldo (secretário do Desenvolvimento Econômico) e Márcio Pena Borges (chefe de Gabinete) conversaram efusivamente durante o evento realizado no Yara Country Clube no último sábado. Formaram uma dupla animada.
Mais uma dupla
Em outra mesa, o prefeito Beto Lunitti e o presidente da Câmara Municipal, vereador Leoclides Bisognin, também conversaram. Mas sem tanto entusiasmo quanto da outra dupla.
‘Gabinete paralelo’
Pode ter sido apenas uma coincidência, ou seria a confirmação de realmente existir um ‘gabinete paralelo’ dentro da Prefeitura de Toledo?
Nova secretária
Conforme a portaria nº 744/2022, de 18 de outubro de 2022, Renata Leonidas está à frente da Secretaria de Saúde. Até então, a pasta era comandada por Marco Antônio Wickert. A nova secretária foi escolhida pelo prefeito João Laufer e vice-prefeito e secretário de Administração, Tiago Hansel, de Quatro Pontes.
Cristo Rei
Na próxima quarta-feira (16), o padre Hélio Bamberg inicia o Tríduo Litúrgico para celebrar Cristo Rei, Padroeiro da Catedral, da Diocese e do Município. No dia 19, às 19h, será rezada Missa na Catedral celebrando os 70 anos de instituição da Paróquia.
Violência
“A violência e o desrespeito serão combatidos veementemente”. A manifestação é de um grupo de mulheres iguaçuenses diante dos ataques covardes de extremistas antidemocráticos contra a vereadora Yasmin. A cidade de Foz do Iguaçu, conhecida por abrigar uma das Sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu, assiste estarrecida a um ataque antidemocrático. Enquanto a cidade tenta se levantar economicamente, a pouco mais de 30 dias das festas natalinas, uma minoria irresponsável vestida de ódio, prejudica o comércio, afugenta turistas e agride quem defende a democracia.
Ofensas
“Trata-se de ofensas e ameaças de morte contra a vereadora Yasmin Hachem, uma jovem de 26 anos, eleita pela soberania popular e única na casa de leis de Foz do Iguaçu que teve a coragem de se posicionar. Pseudo-patriotas que integram o grupo interditam as Avenidas Brasil e República Argentina foram os autores das ameaças contra a vereadora. As mulheres iguaçuenses e todos aqueles que defendem a liberdade de expressão, a democracia e a soberania das urnas não irão se calar diante da barbárie”, traz a nota assinada pelo grupo.
Impactos
O senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) gravou um vídeo em que analisa os impactos negativos da declaração do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o encontro com deputados, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, na manhã desta quinta-feira (10). “Eu sempre deixei clara a minha posição de independência no Senado Federal. Voto tanto a favor, como contra os projetos do governo. Mas o governo Lula nem começou e eu já preciso me posicionar contrariamente a uma declaração catastrófica, que ele deu nesta quinta-feira (10), que impactou gravemente na economia do país”, destacou o senador.