Coluna do Editor 14-15/01/2023
Aterro
Diante da necessidade de modernização dos aterros sanitários com o intuito de dar soluções ambientalmente adequadas para destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), a Prefeitura de Toledo realizou uma conversa preliminar com representantes da Prefeitura de Assis Chateaubriand para exposição da Caixa sobre o Chamamento Público para estruturação de projetos de Concessão ou Parcerias Público-Privadas (PPP’s) no setor de Saneamento Básico, na modalidade manejo de RSU de origem domiciliar. Participaram do encontro o prefeito chateaubriandense em exercício, Cloves Luiz Angeleli, o superintendente regional de governo da Caixa, Ezio Luiz Lena, e o prefeito toledano, Beto Lunitti.
Oportunidade
Lunitti posicionou os presentes sobre um primeiro encontro realizado na última sexta-feira (6), onde obteve informações iniciais sobre o edital publicado pela Caixa em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a oportunidade de participação dos municípios da região. “Nós temos uma expertise em relação a este tipo de contratação por conta do nosso pioneirismo na implantação de uma PPP em nosso município com a finalidade de modernização e gestão da iluminação pública”, expôs.
Reunião
A presença dos representantes de Assis Chateaubriand, entre eles o prefeito em exercício Cloves Luiz Angeleli, se deu pelo entendimento de que tal ação poderia envolver o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), que já reúne 18 municípios do oeste paranaense, e que hoje tem o prefeito chateaubriandense, Valter Aparecido Souza Correia, em sua presidência. Participaram da agenda diversos representantes do secretariado municipal toledano e um próximo encontro, envolvendo os prefeitos que integram o Ciscopar, ficou agendado para a segunda-feira (16), às 14h, na sede do órgão.
Cota
O sempre antenado Danilo Gass, ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), mandou mensagem sobre um fato real e que, infelizmente, passa sempre despercebido quando se trata de cota eleitoral. Na nota publicada esta semana, sobre o número de candidatos por partido, citei a questão de cota para as mulheres, quando na verdade a lei fala em cota
para um dos gêneros, portanto, homens ou mulheres.
Dificuldade
Falar em cumprir a cota para mulheres se tornou comum, infelizmente, pela dificuldade em encontrar mulheres dispostas a disputar uma eleição.
Redução
Em Toledo, por exemplo, a Câmara Municipal hoje tem apenas 2 entre as 19 vagas: Olinda Fiorentin e Marly Zanete. Na legislatura passada esse número era o dobro. Além das duas já citadas, havia Marli do Esporte e Janice Salvador.
Seminário
O município de Toledo sediará, nesta segunda-feira (16), o Seminário Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável. O evento acontecerá no Centro de Eventos Ismael Sperafico, com abertura às 8h e presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador do Paraná Darci Piana e o prefeito de Toledo Beto Lunitti. A intenção é apresentar o Programa Oeste Sustentável, um projeto de gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos das atividades agropecuárias e das agroindústrias localizadas no Oeste do Estado do Paraná. A realização do seminário é das cooperativas de energias renováveis e saneamento rural Ambicoop e Coopersan, com o apoio da Prefeitura de Toledo e demais órgãos ligados ao desenvolvimento regional.
Autoridades
A expectativa para o evento é de aproximadamente 300 pessoas. Da Alemanha serão 20 representantes de órgãos de governo, agências bilaterais e de cooperação, além de empresários ligados às soluções ambientais e energias renováveis. Do Governo do Paraná, além de Piana, estarão presentes os secretários de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e o do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Valdemar Bernardo Jorge, além de dirigentes de organismos técnicos de Estado ligados à questão ambiental e fomento econômico.
Autoridades II
Entre as autoridades regionais e locais estarão integrantes Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar), Associação dos Municipios do Oeste do Parana (Amop) e da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop), Associação Regional dos Produtores de Suínos do Oeste do Paraná (Assuinoeste), Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (AAviopar), além de representantes do secretariado e legislativo municipal e técnicos dos municípios e de empresas e cooperativas ligados à produção agropecuária.
Fases
Durante o seminário, os presentes terão a oportunidade de conhecer o cronograma e fases de implantação do Programa Oeste Sustentável e a proposta de cooperação alemã na sua estruturação e financiamento. Também poderão acompanhar uma visita ao Aterro Sanitário de Toledo, a definição das atribuições dos diferentes atores na sua estruturação, a assinatura de memorandos e protocolos de intenções. A programação ainda prevê um grupo de trabalho com universidades, instituições de pesquisa e apoiadores, na perspectiva de construir uma estação de pesquisa e qualificação.