Coluna Do Editor – 15/08/2024
Carlos Barbosa
O Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), informa que pista centro-bairro da Rua Carlos Barbosa será interditada, a partir da próxima segunda-feira (19), nas imediações da confluência com a Rua Estefano Secchi. A razão para o bloqueio são os trabalhos de implantação de um trevo entre as vias que será executada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur).
Alternativas
Um dos dois pontos de bloqueio será no cruzamento das ruas Carlos Barbosa e Nelson Dalla Vecchia, por onde os condutores que estão no sentido centro-bairro devem entrar à direita, seguir até a Rua Santos Ângelo e entrar na Rua Estefano Secchi (que já está pavimentada e em condições de circulação) em direção à Avenida Ministro Cirne Lima.
Mais um
O outro ponto de bloqueio, para quem está na direção bairro-centro, será feito no cruzamento das ruas Estefano Sechi e Julci Luiz Strieder, via na qual os motoristas devem entrar, virar à direita na Hermínio Bessegatto e seguir pela Nelson Della Vecchia até a Rua Carlos Barbosa, onde devem fazer conversão à esquerda.
Sucessão
O converseiro da rádio corredor da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) é a possibilidade da construção de uma aliança envolvendo o União Brasil, do senador Sergio Moro, e o Progressistas, do deputado federal licenciado Ricardo Barros, para a sucessão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). As informações são do Blog do Tupan.
Juntos
Segundo deputados estaduais das legendas, o PP entraria com a vice de Sergio Moro na eleição de 2026, e o nome mais comentado dentro do partido seria a deputada estadual Maria Victoria, presidente da sigla no Paraná. Sergio Moro, Ricardo Barros e Maria Victoria já estão subindo juntos em alguns palanques do Paraná, um deles, é em Cascavel, com Marcio Pacheco.
Auditoria
Ainda sobre a eleição no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo), que acabou em confusão uma vez mais, outras mensagens recebidas esta semana pedem uma auditoria completa.
Ambas
Mas defendo também uma auditoria em ambas as chapas, até porque a confusão dessa vez na eleição partiu – também da Chapa 2 – alertada que carimbar urnas era contra a regra. Quis seguir na ‘carimbação’ e aí deu no que deu.
Retorno
Esta semana, a Câmara dos Deputados retomou oficialmente suas atividades após o recesso parlamentar, e a pauta prioritária para as próximas semanas já está definida. Em meio ao retorno das sessões deliberativas e comissões, o deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) destacou a importância do esforço concentrado nas semanas que antecedem as eleições municipais, com foco em aprovar temas cruciais para o desenvolvimento do país.
Responsabilidade
“Estamos de volta a Brasília com a responsabilidade de dar continuidade às pautas essenciais para o crescimento do Brasil. A reforma tributária, que tem como objetivo simplificar nosso sistema fiscal, continua sendo uma prioridade. A votação da segunda etapa da regulamentação, que inclui a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), é fundamental para garantir uma transição ordenada para o novo modelo tributário,” afirmou Sperafico
Pautas Econômicas
Além da reforma tributária, o deputado também ressaltou outras questões econômicas que devem ser discutidas. Entre elas, a compensação pela desoneração da folha de pagamentos de diversos setores, e a renegociação das dívidas dos estados com a União. “Essas são medidas que impactam diretamente a economia e a capacidade dos estados e setores produtivos de investirem em desenvolvimento,” disse Sperafico. O parlamentar destacou a necessidade de um debate aprofundado sobre a compensação da desoneração.
Seriedade
O retorno das atividades na Câmara dos Deputados marca o início de uma fase intensa de trabalho para os parlamentares, com foco em aprovar pautas econômicas de grande relevância. Para Dilceu Sperafico, o momento exige comprometimento e responsabilidade para que as decisões tomadas no Congresso contribuam efetivamente para o desenvolvimento do país. “Estamos aqui para trabalhar pelo Brasil, e faremos isso com a seriedade e dedicação que o momento exige,” afirmou.