Coluna do Editor 15-16/04/2023

Direita Toledo

Na noite desta sexta-feira (14) houve o lançamento da Associação Direita Toledo-Paraná que tem como missão principal, segundo seus organizadores, resgatar os valores conservadores de direita, de forma apartidária, defendendo os princípios éticos e republicanos que são fundamentais para a formação da sociedade brasileira. Esses valores estão intrinsecamente ligados ao ideal geral de Deus, Pátria, Família, Propriedade e Liberdade.

EstaR

Ficou muito claro que o projeto do novo modelo do EstaR em Toledo está pronto e sacramentado. A discussão desta sexta-feira (14) na Acit foi apenas protocolar. A presença de quase toda base de apoio ao prefeito Beto Lunitti no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo foi um bom indicativo de como anda a relação entre Câmara e Prefeitura.

Ou um…

E o prefeito deixou muito claro: se o projeto não servir para o EstaR…

…ou outro

…será usado no Toledo + Segura, projeto que ele pretende implantar na cidade.

Ligação

Neste sentido, as imagens das câmeras de monitoramento da cidade agora estão sendo repassadas à Polícia Rodoviária Federal e à Secretaria de Estado da Segurança Pública em tempo real.

Carta Aberta

A diretoria da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar) emitiu no fim da tarde desta sexta-feira uma Carta Aberta em defesa do direito à propriedade. No documento a entidade lembra que o Oeste do Paraná é um dos maiores celeiros agrícolas do País e do mundo. “O trabalho dedicado do produtor rural e a assistência técnica das cooperativas, associados à fertilidade do solo e ao clima favorável, colocam a região entre as de maior produtividade em commodities, como soja e milho, do planeta”.

PIB

Ainda na Carta, a Caciopar lembra que “cerca de 60% dos R$ 60 bilhões de PIB dos municípios do Oeste vêm da agricultura e pecuária e não temos informações de que aqui, nesse cantinho do Brasil, existam propriedades rurais improdutivas. Mesmo assim, a região acaba de ser surpreendida por uma ameaça do líder do Movimento Sem-Terra, João Pedro Stédile, de que seus comandados do MST promoverão invasões na região”.

Passado

“É bom lembrar o que o MST fez no Sudoeste, na região de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito, dizimando áreas imensas de mata virgem e de reflorestamento da Araupel, que agora, diante dos excessos do movimento, anuncia sua saída desse território. É lamentável perceber que produtores rurais, que tanto se doam para o crescimento do País, tenham que viver sob o medo e subjugadas por pessoas que em nada contribuem para o desenvolvimento e para a justiça econômica e social”, aponta o documento emitido pela entidade.

Providências

Diante das ameaças do MST, a Caciopar, entidade que representa 46 associações comerciais e mais de 20 mil empresas formais que geram empregos e desenvolvimento no Oeste do Paraná, “encarecidamente pede às autoridades públicas e à Justiça a adoção de alguma medida preventiva que livre a região, e os agricultores, de invasões do Movimento Sem-Terra. A invasão de áreas produtivas afronta a Constituição e enfraquece o regime democrático brasileiro. O Oeste quer trabalhar, produzir e, com a devida segurança jurídica, seguir contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”.

Gafes

No cerimonial da troca de comando no 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Toledo houve uma série de gafes. Algumas imperceptíveis para quem não está acostumado com o protocolo, outras aceitáveis e outras gravíssimas.

Nomeação

Entre essas gravíssimas está a falta em nominar os representantes dos núcleos regionais, como foi o caso do representante da Casa Civil, entre outros. O que está acontecendo?

PP

Neste sábado (15), no Clube de Caça e Pesca em Toledo, o Progressistas fará um grande encontro regional. São esperados pelo menos 300 filiados de vários municípios do Oeste.

Lideranças

Algumas das principais lideranças do partido em Toledo e no Paraná deverão comparecer, como o deputado federal Dilceu Sperafico, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços Ricardo Barros, o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o suplente de deputado estadual Lucio De Marchi, o ex-prefeito Derli Donin, vereadores entre outros nomes de peso do partido.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.