Coluna Do Editor – 03/07/2024
Culpa?
Nos corredores da Câmara de Toledo, fora dos microfones é claro, alguns vereadores estão culpando os policiais militares da Patrulha Rural, apontando que deveria fazer um procedimento administrativo no caso da arma do presidente Dudu Barbosa. A única falha, para alguns vereadores, foi não ter uma folha na mão na hora.
Horário
Durante o debate na segunda-feira, o presidente Dudu Barbosa confirmou que os servidores públicos comissionados que lá estavam bateram o ponto. Mas esqueceu de citar que bateram o ponto antes do horário previsto para término do expediente. Sextou baby!
A leitora escreve…
Ainda sobre toda esta polêmica, uma leitora – servidora – encaminhou a seguinte mensagem: “Servidor público concursado está trabalhando. Servidor público comissionado está onde? Por aí, cometendo ilegalidades com quem deveria estar fiscalizando E o pior… Saber que não vai dar em nada”.
Anuência
É isso resumidamente: servidor público batendo ponto antes do término do horário, com anuência do presidente da Câmara. E segue o baile!
Agressão
O vereador Gabriel Baierle insinuou que há quem esteja criticando a postura do presidente Dudu Barbosa nesse assunto, mas que agrediria a esposa em casa. Se tem vereador que bate em mulher tem de apontar. Porque se um assunto destes é publicamente exposto no Plenário da Câmara é gravíssimo.
Usina e Praça
A Prefeitura de Toledo realizará nesta quarta-feira (3) a entrega de dois importantes equipamentos públicos. O primeiro deles é a Usina do Conhecimento, que, após ampla remodelação, ficará aos cuidados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com quem o governo municipal firmará acordo de cooperação técnica em ato que será realizado às 9h. Mais tarde, às 19h, será celebrado culto que marca a inauguração das reformas da Praça da Bíblia.
Parceria
Um dos pontos de destaque no principal cartão postal de Toledo, localizada na península à beira do lago que forma o Parque Ecológico Diva Paim Barth, a Usina do Conhecimento, se transformará em um centro de educação, iniciação científica e inovação tecnológica gerenciado pela UTFPR, com participação da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Antes disso, o governo municipal realizou, ao valor total de R$ 1.639.843,13, uma reformulação completa no espaço – coube à instituição de ensino superior a aquisição de equipamentos, mobiliário e a contratação de colaboradores para o atendimento ao público.
Conhecimento
Após a cessão, a universidade iniciará a preparação do ambiente, que será adequado à difusão do conhecimento em várias áreas da Ciência de forma lúdica, com 50 atrações divididas em quatro espaços distintos: Ciência, Lab, Mente e Work. A grande maioria destes ambientes permitirá que o visitante interaja com aspectos importantes de diversas áreas do saber (biologia, física, matemática, química, matemática, ciência da computação, entre outras), conhecimentos aplicados ao dia a dia das pessoas.
Aberto ao público
As novidades, inspiradas nos principais museus do Brasil, estarão à disposição da população entre o fim de agosto e o início de setembro. Além de ser gerenciada pela UTFPR, a Usina do Conhecimento também poderá receber exposições de trabalhos realizados por outros estabelecimentos de ensino superior sediados em Toledo – até o momento, três instituições manifestaram interesse em participar: a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Engasgo
Também nesta quarta, a partir das 18h no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na Câmara de Toledo, será realizada uma audiência pública a respeito do Projeto de Lei nº 60/2024, que institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Asfixia Mecânica por Corpo Estranho.
Manobra
Diante do aumento de óbitos por asfixia, o assunto ganha ainda mais relevância.