Coluna Do Editor – 16/02/2024
Assembleia
A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo) convocou para esta sexta-feira (16), a partir das 18h em primeira convocação, uma assembleia geral na sede do sindicato. Em pauta os resultados da reunião com o prefeito Beto Lunitti no último dia 9, quando foram apresentadas as reivindicações econômicas da data-base 2024, que é em março.
Ganho real
A diretoria apresentou uma proposta de reajuste de 3,82% + ganho real. Além disso, elevação do vale-alimentação para R$ 720,00 para ativos e aposentados. Neste ponto, o prefeito Beto Lunitti deixou claro que não pretende mexer no que já existe: R$ 600,00 para os ativos e que não vai alterar o valor.
Aposentados
Sobre os aposentados, Lunitti ficou de verificar a possibilidade legal. É bom o prefeito nem perder tempo porque já existe decisão no Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao assunto.
Limite
De acordo com o prefeito, será preciso primeiro fazer um estudo sobre o limite prudencial e do impacto das mais de 200 contratações que deverão ser feitas através do chamamento dos concursos públicos, previsto para acontecer ao longo do ano.
Salário mínimo
A secretária geral do SerToledo, Marlene da Silva, disse que, caso não seja concedido o ganho real, haverá servidores públicos municipais ganhando menos que o valor do salário mínimo, tendo que ser ajustados mais tarde pela administração, como aconteceu na gestão do ex-prefeito Lucio De Marchi, que conseguiu pela primeira vez na história adequar os salários para que nenhum servidor recebesse menos que o mínimo nacional.
Redutor de tempo
Outro ponto a ser discutido na assembleia desta sexta-feira será a questão do processo judicial do redutor de tempo que, de acordo com a direção do sindicato, foi protocolado há mais de um ano e até o momento não houve nenhum retorno.
Gradativo
Marlene da Silva comentou que o prefeito Beto Lunitti deverá chamar nos próximos dias 35 servidores para apresentar, de maneira gradativa, a documentação necessária sobre o caso.
CCJ da Alep
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná realiza sua primeira reunião do ano na terça-feira (20). O encontro que estava marcado para o dia 6 de fevereiro foi cancelado. Na pauta, há a previsão da análise do projeto que inclui entidades de educação sem finalidades lucrativas nos benefícios do Nota Paraná.
35 itens
Também deverá ser analisada a proposta que estabelece Diretrizes Estaduais para Atenção Integral às Cardiopatias Congênitas e um projeto que concede isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso para a administração pública estadual às doadoras de leite materno. A reunião está marcada para as 13h30, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo. Estão previstos 35 itens na pauta.
Primato
Também nesta sexta-feira (16), a Primato Cooperativa Agroindustrial realiza sua Assembleia Geral Ordinária, a partir das 9h, na sede da associação localizada na sede administrativa, às margens da BR-163.
Pauta
Na pauta do encontro está prevista a prestação de contas do exercício de 2023; apresentação do orçamento deste ano; e eleição dos membros do Conselho Fiscal. Também está prevista uma alteração do Estatuto da cooperativa.
Transparência
De acordo com o presidente da Primato, Anderson Leo Sabadin, a assembleia é o momento onde os cooperados praticam “o princípio da transparência e da democracia, que são os valores do cooperativismo”. Sabadin aproveitou para reforçar o convite de participação dos cooperados, a exemplo do que aconteceu ao longo das 36 reuniões de campo ao longo do ano passado, que reuniu em torno de 2 mil cooperados.
Planejamento Sabadin comentou também que a participação na assembleia é fundamental “pelos assuntos que serão apresentados, em especial o Plano de Atividades para 2024, sendo este o momento ideal para analisar e discutir o que queremos da Primato para os próximos meses”, finalizou o presidente