Coluna do Editor 16/03/2023
Visita
O presidente estadual do Cidadania Rubens Bueno visitou o Jornal do Oeste, onde também concedeu uma entrevista ao programa “Fim de Tarde com o Editor”, que apresento de segunda a sexta-feira a partir das 17h nas redes sociais do jornal. Bueno veio acompanhado dos vereadores Genivaldo Jesus e Damião Santos, do suplente de deputado federal Solitário, do presidente da Comissão Provisória do partido em Toledo Marcelo Seger e do assessor Nozor Fernandes.
Sem pressão
Após exercer 5 mandatos como deputado federal, Rubens Bueno hoje é suplente de Beto Richa (PSDB), dentro da vaga que a Federação dos dois partidos tem na Câmara Federal. Mas Bueno lida com a situação com muita naturalidade e disse que não fica “metendo pressão” para assumir a vaga.
Vida
Disse ainda que decidiu dedicar sua vida em fazer política e que seguirá assim, agora pensando na estruturação do Cidadania visando a eleição municipal de 2024.
“Papelão”
Sobre isso, aliás, ele foi direto ao analisar a postura do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, pré-candidato a deputado estadual pela legenda na eleição do ano passado e que, na última hora, abandonou a legenda para concorrer pelo União Brasil. “O que o Ademar fez foi um papelão”, disparou Bueno.
Boa relação
Mas deixou claro que, apesar do mal-estar, a relação do partido com o prefeito Beto Lunitti é boa, porém, isso não significa estarem lado a lado na eleição do próximo ano. “O prefeito tem o seu partido e suas pretensões. Nós temos o nosso partido e também temos pretensões”, afirmou.
Paraninfo
O presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial Anderson Léo Sabadin, esteve em São Paulo como paraninfo de uma turma de alunos do programa Formare, desenvolvido desde 2007 pela MWM, em parceria com a Fundação Iochpe, em São Paulo.
Simples
Sabadin se emocionou ao participar da cerimônia porque relembrou de suas origens”, numa família simples. Filho de pai mecânico e mãe professora primária, Sabadin sempre ouviu falar das empresas MWM e Tupy e hoje, participar de um evento oportunizado por estas organizações é “uma honra e acredito que tenha sido feito o convite pelas empresas serem similares e possuírem os mesmos valores”.
Semelhanças
Em sua visão, o convite se deve justamente a essa similaridade de valores e princípios que também as pessoas possuem entre si. Para Sabadin, o Formare é de extrema importância por despertar a capacidade de desenvolvimento. “É o poder do incômodo que cria o desconforto e nos faz ser pessoas melhores e nos ajuda a formar novas lideranças”, analisa o presidente da Primato.
Jovens
O programa socioeducacional Formare atende jovens com idade entre 16 e 18 anos oriundos de comunidades carentes com renda familiar per capita de 1 salário mínimo. Trata-se de um programa social que visa prover educação, formação profissional e inserção no mercado de trabalho de jovens considerados de alto risco social. O grau de inserção é superior a 80%, sendo que muitos oriundos deste programa desenvolveram carreira profissional na própria MWM.
Novo
A Convenção Estadual elegeu o novo Diretório Estadual do partido Novo, para finalizar o atual mandato, que se encerra em 16 de fevereiro de 2024.
Marcelo Slaviero foi eleito presidente, com Ricardo Jobim (vice), Renan Della Costa (secretário de Relações Institucionais), Rafael Dresch (secretário Jurídico) e Miguel Adami (secretário Financeiro).
Propostas
O mandato da nova direção do Novo tem propostas bem definidas, como ampliar e expandir o partido em todo Estado, em especial no interior, e fortalecer as bases para as eleições municipais do ano que vem. “Faremos uma gestão focada em expandir as ideias do Novo, com as portas abertas para receber todos aqueles que querem vir para a política baseada em valores e princípios claros, pessoas capazes, honestas e admiradas sempre terão espaço no Novo”, revela Slaviero.