Coluna Do Editor – 16/04/2024
Lançamento
Para quem apostava em mudanças de última hora ou num racha, até aqui a direta em Toledo vem se mostrando bastante organizada e se mantendo unida em torno do nome do arquiteto Marcio Costenaro como pré-candidato a prefeito na eleição deste ano. Tanto assim que na próxima quinta-feira (18), a partir das 19h, haverá um evento de lançamento oficial de sua pré-candidatura. Será no Olinda Hotel & Eventos.
Movimentação
Pela movimentação nos bastidores, promete ser bastante corrida.
Animado
Além disso, o ex-presidente da Acit tem se mostrado animado e, por onde passa, tem deixado boa impressão.
Maripá
Reunidos nesta segunda-feira (15) na sede da Cohapar, em Curitiba, o deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto, juntamente com o presidente da companhia, Jorge Lange, alinharam o andamento das obras do mais novo Conjunto Habitacional no município de Maripá, que vai reduzir drasticamente o déficit habitacional local. A reunião contou com as presenças do proprietário da Empreiteira Quadra 1, vencedora da licitação, Michel Furlan, bem como do prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski, e do secretário de Governo do município, Andrei Maurina.
Cargo
Voltando à política local, a nomeação de um ex-assessor de Tita Furlan para um cargo dentro da Prefeitura de Toledo ajuda a começar a explicar os motivos de seu apoio ao prefeito Beto Lunitti.
Lava Jato
A ex-titular da 13ª vara de Curitiba Gabriela Hardt, da Lava Jato, e três desembargadores que atuam no Tribunal Regional Federal da quarta região, o TRF-4, com sede em Porto Alegre foram afastados das funções junto ao Sistema Judiciário. Os desembargadores são Thompson Flores, Danilo Pereira Júnior (atual titular da 13ª vara de Curitiba) e Louraci Flores de Lima.
Desrespeito
A decisão é do corregedor-nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), e foi dada em primeira mão por Daniela Lima, apresentadora do programa Conexão do canal a cabo Globo News. Os envolvidos são investigados por desrespeito à ordem processual, violação do código da magistratura, prevaricação e até burlar decisões do Supremo.
Desacordo
Conforme as informações, Hardt foi quem fez a homologação do trato que viabilizou a criação da fundação privada que seria abastecida com recursos da Lava Jato e teria integrantes da força-tarefa entre seus gestores. Para o corregedor, ela atuou em desacordo com a Lei Orgânica da Magistratura Nacional e Código de Ética da Magistratura. Na decisão, há apontamento de que a juíza já admitiu ter discutido previamente decisões com integrantes da extinta força-tarefa e violações “ao dever funcional de prudência, de separação dos poderes, e ao código de ética da magistratura”.
Desobediência
Já os desembargadores Thompson Flores, Danilo Pereira Júnior (atual titular da 13ª vara de Curitiba) e Louraci Flores de Lima foram apontados pelo corregedor por desobediência a decisões do STF. O pedido é para análise de não conformidade com as decisões da corte foi feito à Corregedoria pelo ministro Dias Toffoli, ele mesmo autor de ordens que teriam sido desacatadas.
Mulher
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Toledo terá uma reunião
ordinária quinta-feira (18), no auditório do Centro Cultural Oscar Silva/Biblioteca Pública Municipal de Toledo. Entre os assuntos está o apoio do CMDM ao IV Seminário Mulheres em Foco; a 2ª Temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, “Fortalecimento da rede de enfrentamento às violências contra as mulheres”; e ainda o Projeto de Lei nº 29/2024 que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.