Coluna do Editor 16/12/2022

Sem surpresas

Confesso que, diante do passado dentro da escolha para a Mesa Executiva da Câmara de Toledo, este ano fiquei um tanto quanto decepcionado com a forma que tudo transcorreu. Sem surpresas a eleição de Dudu Barbosa como presidente do biênio 2023/2024 foi ‘morna’. Nos holofotes, porque nos bastidores houve intensa ‘troca de tiros’ entre as trincheiras.

Assessoria

Ao contrário dos anos anteriores, quando cada vereador depositava seu voto na urna, a eleição deste ano contou com a ajuda do assessor jurídico Eduardo Hoffmann, que ia recolhendo a cédula de votação de cada um assim que os nomes iam sendo chamados.

Abertos

É que os votos passaram a ser abertos, ou seja, declarados assim que o 1º secretário conferia a cédula.

Vaias

Algumas vaias à medida que o nome de Dudu Barbosa ia sendo indicado. A reclamação da galera foi ainda maior quando o resultado final foi confirmado, ainda em 1º turno.

Manifestantes

É que dezenas de pessoas, que se contestam o resultado do 2º turno da eleição presidencial, acompanharam a votação. Vestidas de amarelo e alguns ainda com a bandeira do Brasil, os manifestantes prometeram manter a pressão sobre os vereadores ao longo de 2023.

Olhares

Antes do início da votação, Valdir Rossetto, o que motivou olhares nada felizes da líder do Bloco, a vereadora Olinda Fiorentin. Marcelo Marques e Damião Santos também renunciaram, mas sem olhares de reprovação.

Novas cédulas

Isso motivou a confecção de novas cédulas de votação. Tudo para atrasar e irritar ainda mais a plateia.

Errou!

Pelo jeito Valdir Rossetto estava indeciso em seu voto, tanto que pediu uma nova cédula, pois tinha errado.

Primeira fila

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt acompanhou sentado na primeira fila toda a votação. Sorridente durante todo tempo, Ademar fez questão de cumprimentar os novos eleitos.

Articulação

O resultado da eleição, de uma certa forma, mostra bem como anda o mapa geográfico político de Toledo e a perda do poder de articulação do PP dentro do Legislativo.

Rota

Um partido que conta com a maior bancada dentro da Câmara e consegue apenas a 2ª vice-presidência é a prova do poder de fogo que pode ser recuperado, desde que haja alguns ajustes para corrigir a rota.

Tribunal de Contas

O conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães será o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) nos próximos dois anos. O vice-presidente no biênio 2023-2024 será o conselheiro Ivens Zschoerper Linhares e o corregedor-geral, o conselheiro Ivan Lelis Bonilha. Os três foram eleitos, por unanimidade, na sessão ordinária nº 35/22 do Tribunal Pleno do TCE-PR, a última do ano, realizada na quarta-feira (14). A posse dos novos dirigentes será em 18 de janeiro de 2023.

Lascado

O tal advogado, preso no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, deve ter bastante influência mesmo na cidade, afinal, quem é preso no aeroporto deve ser encaminhado para a Polícia Federal e não para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi arbitrada uma fiança de R$ 1.500 – paga facilmente, claro – pela ‘autoridade’. Fosse um ser mortal e pobre ainda, ah, a essa altura estaria lascado.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.