Coluna do editor 16-17/09/2023
Saco cheio
“Ninguém aguenta mais político enchendo o saco”. A frase é do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que nesta sexta-feira (15) esteve em Toledo nas comemorações dos 2 anos do programa Renova Paraná, que dá incentivos à geração de energia renovável no estado, em especial no campo.
Inédito
O governador participou de um encontro festivo no Clube de Caça e Pesca e em seguida foi à propriedade da família Angst, onde assinou o primeiro contrato para fornecimento de biometano do país, fruto de uma parceria entre a Primato Cooperativa Agroindustrial e a Tupi MWM.
Choro
Ainda da visita do governador, o prefeito Beto Lunitti ficou emocionado em receber o governador em Toledo e iniciou seu discurso com muito choro e a voz embargada.
Visita
O presidente do Progressistas em Toledo, Leandro Nesello, visitou o Jornal do Oeste esta semana e está animado com o processo de construção de candidaturas visando a eleição municipal em 2024. De acordo com Nesello, o PP terá não apenas uma chapa completa de candidatos a vereador, mas uma das melhores chapas de todos os tempos. O objetivo é eleger, mais uma vez, a maior bancada dentro da Câmara Municipal.
Diálogo
Já em relação à majoritária, Leandro Nesello comentou que o PP tem mantido um bom diálogo com vários partidos, com o objetivo de montar uma chapa capaz de vencer a eleição. Não necessariamente com o partido na chamada cabeça de chapa. A ideia é ter um grupo forte e unido.
ITR
Por falar no PP, o deputado federal Dilceu Sperafico foi o relator do Projeto de Lei 6.146/19, aprovado na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do saudoso José Carlos Schiavinato. O Projeto tem o objetivo de isentar do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) às propriedades que gerem energia elétrica a partir do aproveitamento de biomassa. “Uma justa homenagem ao nosso amigo Schiavinato, um incentivo à produção de energia renovável e mais um benefício em prol do homem do campo”, disse Sperafico.
Dia dos Pais
Pesquisa Estadual contratada pela Faciap aponta para uma pequena queda nas vendas neste Dia dos Pais (3,6%) em relação ao mesmo período de 2022. A mesma pesquisas mostra, também, que 60% dos comerciantes paranaenses estão animados quanto ao rumo do seu negócio para os próximos meses.
Trabalho
Agosto de 2023 ficará para a história da Agência do Trabalhador de Toledo. Em 23 dias úteis, o órgão, que faz parte do Sistema Nacional do Emprego (Sine), intermediou a contratação de 677 candidatos, o maior número para um mês em mais de 31 anos de funcionamento no município.
Série
Na série histórica, iniciada em 1992, a maior quantidade, até então, de trabalhadores colocados no mercado laboral por intermédio da Agência do Trabalhador de Toledo tinha sido registrada em dezembro de 2016 (553). O “Top Five” é completado por agosto de 2013 (547), agosto de 2011 (546) e março de 2023 (526).
Ranking
Nos oito primeiros meses de 2023, a unidade local do Sine encaminhou 3.627 candidatos a vagas em aberto que acabaram sendo contratados – em números absolutos, Toledo está na segunda colocação do ranking estadual, perdendo apenas para a capital Curitiba (8.214), mas à frente de Cascavel (3.345), Pato Branco (3.296) e Francisco Beltrão (3.066). Mantida essa média de 453,38 colocações por mês, a Agência do Trabalhador atingirá o patamar de 5.440 colocações em 2023, superando com sobra o recorde ocorrido em 2010 (4.098).