Coluna do Editor – 17/10/2024
Em Curitiba
Mario Costenaro, cumpriu seu primeiro compromisso oficial como prefeito eleito de Toledo. Esta semana ele foi a Curitiba, acompanhado do vice-prefeito eleito Lucio De Marchi, do deputado federal Dilceu Sperafico, do presidente do Republicanos em Toledo Neuroci Frizzo, do empresário Pedro Pereira e do ex-vereador Adelar Pelanka.
Diálogo
O motivo foi um encontro na Assembleia Legislativa do Paraná com os deputados Hussein Bakri e Alexandre Curi. Serviu para Costenaro estreitar o diálogo com ambos que serão fundamentais na busca por recursos para projetos que o novo prefeito acredita serem prioritários para o desenvolvimento de Toledo e que foram amplamente debatidos durante a campanha eleitoral.
Projetos
Tanto Hussein quanto Curi deixaram claro que tudo passará por projetos bem estruturados. A mesma coisa disse o secretário de Estado Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), com quem o grupo também se encontrou.
Surpresa
Outra coisa que Costenaro ouviu bastante na capital foi a surpresa com o resultado da eleição em Toledo. As pesquisas forjadas, pelo visto, surtiram efeito junto à turma do Palácio Iguaçu.
Segundo turno
Por falar no Palácio Iguaçu, ficou pré-agendado um encontro entre Mario Costenaro e o governador Ratinho Junior logo após o segundo turno das eleições municipais.
Caminhos
Mario Costenaro avaliou a sua primeira viagem para a capital do Paraná Curitiba como extremamente positiva. “O encontro marca um processo de articulação e aproximação com os representantes do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Nós conversamos sobre alguns caminhos que devem ser tomados”.
Prioridades
Agora as prioridades ao prefeito eleito de Toledo são dar continuidade à estruturação do Governo Municipal. “Trata-se da estrutura organizacional da gestão e a priorização da composição da nossa equipe. Assim seguiremos na construção do Plano de Governo, do nosso plano de ações. São possibilidades que se abrem com as visitas. Assim começamos o ano de maneira mais dinâmica em nossa gestão”, finaliza Costenaro.
Base sólida
Para quem ainda duvidava da força política do deputado Dilceu Sperafico, uma análise fria: a base de prefeitos eleitos com seu apoio chega a pelo menos 40 municípios no Paraná.
Procura
E essa base deverá aumentar em breve, haja vista a quantidade de prefeitos eleitos o procurando em busca de apoio aos seus respectivos municípios.
Nomes
Em todo lugar por onde anda, Mario Costenaro é questionado sobre eventuais nomes para compor o próximo governo municipal. Até agora ele tem se mantido sereno e reforçado que essa decisão – sobre nomes – está sendo tomada com cautela e com diálogo.
Especulações
Até o momento também não houve nenhum convite oficial para ninguém. Qualquer nome ventilado não passa de especulação.
Visita
Recebi a visita nesta quarta-feira (16) do eterno presidente da Ouro & Prata, o incansável Niulton Pegoraro.
Felicidade
Ele não esconde a felicidade em contar com seis vereadores eleitos com algum tipo de ligação à associação que comanda. São eles Bozó, Bruno Radunz, Careca, Chumbinho Silva, Jairo Cerbarro e Jozimar Polasso. Já podem formar uma Frente Parlamentar da Ouro & Prata na próxima legislatura.
Candidato
Beto Lunitti parece ainda não ter digerido bem a derrota nas urnas no último dia 6. Numa reunião recente deixou claro que será candidato a deputado estadual em 2026 e tentará novamente o cargo de prefeito de Toledo em 2028.