Coluna do Editor – 17 e 18/02/2024

Visão parcial

Uma recente reunião deixou parte da direita de Toledo meio em dúvida se a ‘costura’ em torno do nome de Mario Costenaro está assim tão sólida quanto alguns dizem estar. Isso porque existe um grupo que parece não ter percebido o vento da mudança nos rumos da política local que sopram para a frente e não apenas para trás.

Respeito

O respeito ao passado é fundamental, até para se compreender o processo de construção de uma cidade como Toledo. Porém, é preciso reconhecer quando seu tempo passou e é necessário fazer algo de diferente para que a cidade continue não apenas crescendo, mas se organizando com qualidade e planejamento.

Diálogo

Bom, após a reunião houve outra, dessa vez com menos participantes e com diálogos nem tão efusivos quanto da semana passada. O diálogo, segundo quem presenciou, tratou de colocar as coisas nos seus devidos lugares e o apoio a Costenaro segue firme e forte.

Ajustes

Já nesta semana, de novo, houve um importante encontro político em Toledo. Papo reto e franco, que resultou na marcação de outro encontro, na próxima semana, para que dois dos principais personagens possam se sentar à mesma mesa e, quem sabe, ajustar os rumos. Como dito na notinha anterior: diálogo é tudo! Desde que levado adiante com respeito mútuo.

Caos

O aumento dos casos dengue em Toledo está causando um verdadeiro caos na estrutura de atendimento público municipal na área da saúde. Nesta quarta-feira (14), durante o encontro semanal do secretariado, foram apresentados dados do atendimento de pessoas na urgência e emergência de Toledo. A Unidade de Pronto Atendimento José Ivo Alves da Rocha (UPA da Vila Becker) e o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital) registraram a presença de 718 pacientes na segunda-feira (12) e 704 na terça-feira (13). A média em situações normais varia de 350 a 450 por dia.

Sobrecarga

Segundo a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, houve uma explosão na procura por atendimento. “Era algo que vínhamos prevendo e aconteceu no feriado. Por isso, temos mais demora até na triagem. Estávamos com as equipes completas, inclusive no PAM/Mini Hospital, por exemplo, já tínhamos previsto um médico a mais”. Gabriela ainda disse que está sendo preciso liberar escalas extras para profissionais da saúde. A sobrecarga já causa efeitos nas Regionais de Saúde de Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco e Foz do Iguaçu. Todas integram a Macrorregional Oeste.

Apoio

Aí cabe uma pergunta: não seria o caso de se criar uma unidade de apoio, a exemplo do que aconteceu durante a pandemia da Covid-19? Graças a Deus, na época, a estrutura do Seminário João Paulo II não precisou ser usada, mas se precisasse havia uma saída. Apenas uma sugestão de quem está realmente preocupado com aquilo que vem sendo relatado.

Ecoponto Itinerante

A Prefeitura de Toledo segue com seus trabalhos intersetoriais com o intuito de diminuir os focos de infestação. No próximo sábado (17), o Jardim Bressan e o Cezar Park receberam o Ecoponto Itinerante. A ação é coordenada pela Secretaria de Saúde e auxilia na eliminação de resíduos volumosos (sofás, colchões, móveis e utensílios), recicláveis e demais materiais inservíveis. Os imóveis serão vistoriados pelos agentes de combate a endemias (ACE’s) e os moradores orientados a eliminar possíveis criadouros para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O trabalho conta com o apoio de servidores municipais de diversas secretarias e funções e voluntários.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.