Coluna Do Editor – 19/03/2024
Vandalismo
Não poderia deixar de comentar sobre o ato de vandalismo do fim de semana contra material de propaganda do deputado federal Elton Welter (PT) em relação à conquista do novo campus do Instituto Federal do Paraná para Toledo, conforme anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O fato de não gostar do PT, de Lula, do próprio Welter, ou da política do atual governo federal é direito de qualquer cidadão e também não concordo com muita coisa. Mas daí a destruir não apenas o banner, mas o local onde estava instalado é crime e deve ser tratado como tal.
Propaganda
O que Welter fez deve sim ser questionado sob a ótica legal, pois em Toledo recentemente o vereador Gabriel Baierle precisou retirar outdoors espalhados pela cidade também com cunho político e eleitoral. Isso é um fato. O que não se pode permitir numa sociedade organizada é esse tipo de reação e ainda observar pessoas considerando o ato de vandalismo como sendo normal.
Bolsonaro
A pergunta é: e se fosse um outdoor do ex-presidente Jair Bolsonaro sendo atacado dessa forma a reação dessas pessoas seria a mesma? Evidente que não!
Cobertos
O material de Welter foi coberto durante o fim de semana. Talvez por causa da legislação, talvez por medo de retaliações ainda mais violentas.
Democracia
Quem defende a democracia de verdade não pode aceitar atitudes como essa e achar estar tudo dentro da normalidade. Não está! O Brasil, graças a essa imbecilidade política, está virando um país perigoso, muito perigoso por sinal.
Lei
Na semana em que se celebrou o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (no último sábado, 16), começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que reconhece o estado de emergência climática no Estado do Paraná. A iniciativa, do deputado estadual Goura (PDT), procura não só chamar a atenção para o problema, mas também obrigar a adoção de medidas urgentes para o enfrentamento da questão.
Impactos
“Os impactos do aquecimento global já estão acontecendo em todo planeta. Não é diferente no Brasil e muito menos no Paraná. Os eventos climáticos extremos, como as chuvas recentes em União da Vitória, afetam também o estado”, destaca o deputado estadual, autor do PL 136/2024, ressaltando ainda que as mudanças climáticas têm efeitos cada vez mais evidentes e intensos em diversos aspectos da vida dos cidadãos paranaenses, que vão desde a segurança alimentar até a proteção ambiental e a saúde pública.
Sem convite
Na semana passada o coronel Valmir de Souza assumiu o comando do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo. A solenidade de passagem de comando foi realizada na quinta-feira e até ontem não chegou um convite sequer à redação do Jornal do Oeste. Vai que hoje chega.
Canto da sereia
Com a proximidade da eleição municipal, em Toledo há quem esteja sendo seduzido pelo canto da sereia, que tem prometido cargos e mais cargos a quem quiser acreditar. E sem o menor pudor. Até na Igreja foi feita uma oferta, tentadora por sinal, para a área da assistência social.
Promessas
A quem está acreditando nesta sereia, é bom lembrar que ela não cumpriu o que prometeu ainda da campanha passada. Há um ex-ocupante de cargo público, que preferiu mudar de lado, em depressão na região da Grande Pioneiro por não ter sido chamado para um cargo que, convenhamos, só ele acreditou que um dia poderia ocupar.