Coluna Do Editor – 17 e 18/08/2024
Filantropia
O deputado federal Dilceu Sperafico participou esta semana de uma audiência pública das Santas Casas e hospitais filantrópicos em Brasília. A sessão, no Congresso Nacional teve como objetivo debater pela aprovação do PL 57/2022. Este projeto, explica Sperafico, “regulamenta com que as emendas parlamentares possam realmente ser disponibilizadas mais facilmente para os hospitais filantrópicos e as Santas Casas”.
Importância
De acordo com o parlamentar, o trabalho da bancada federal é de apoio às Santas Casa e hospitais filantrópicos. “Estamos fazendo e uma adesão muito grande de representantes de todas as Santas Casas de todo o Brasil reunidos aqui em Brasília e pedindo esse apoio porque sabemos da importância que tem essas entidades para a população brasileira”, acrescenta Sperafico.
Problemas
Ainda segundo ele, se não fossem esses hospitais filantrópicos a as Santas Casas, “nós teríamos um caos na saúde brasileira. Estou aqui à disposição, trabalhando juntamente com essa frente parlamentar para que nós possamos minimizar os problemas financeiros das Santas Casas e hospitais filantrópicos”.
Parlasul
A Itaipu Binacional sediará atividades do Parlamento do Mercosul (Parlasul) na próxima segunda-feira (19). Antes da 95ª Sessão Ordinária, com mais de 80 parlamentares representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, o Cineteatro dos Barrageiros será sede também de uma Sessão Especial, com participação do diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri. Ele deverá expor sobre a contribuição da hidrelétrica de Itaipu para a integração regional energética e o desenvolvimento sustentável.
Simbolismo
A escolha da Itaipu para sediar o encontro é considerada simbólica, pois, de acordo com documento do Parlamento, “Itaipu é considerada um dos maiores empreendimentos humanos, representando o espírito de cooperação e desenvolvimento conjunto que o Mercosul promove”.
Na Acifi
As atividades do Parlasul em Foz do Iguaçu terão início já neste sábado (17), com a audiência pública “Fronteiras e gestão coordenada: Infraestrutura, logística e livre circulação de pessoas no Mercosul”, que acontece das 9h às 14h, na sede da Associação Comercial de Foz do Iguaçu (Acifi) – Rua Padre Montoya, 490. A audiência é gratuita e aberta ao público.
Temas
Entre os temas a serem abordados estão a Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF) e o Sistema de Transportes Internacionais Rodoviários (TIR), que buscam aumentar a eficiência na gestão dos fluxos comerciais e de viajantes, eliminando barreiras e otimizando o trânsito de mercadorias e pessoas. A infraestrutura e logística do Corredor Bioceânico, que integrará os oceanos Atlântico e Pacífico, também será discutida, com foco na avaliação das necessidades e melhorias para facilitar o comércio e promover a integração regional.
Livre circulação
Outro tema central será a livre circulação de pessoas em zonas fronteiriças, baseada no Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas (ALFV). Serão discutidos a harmonização de políticas e procedimentos entre os países do Mercosul que visem a facilitar a vida dos cidadãos em áreas de fronteira.
Carlos Barbosa
O Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), informa que pista centro-bairro da Rua Carlos Barbosa será interditada, a partir desta segunda-feira (19), nas imediações da confluência com a Rua Estefano Secchi. A razão para o bloqueio são os trabalhos de implantação de um trevo entre as vias que será executada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur).
Duas semanas
O trecho será liberado tão logo os serviços sejam concluídos, o que deve ocorrer em até 15 dias. Enquanto isso, os condutores que passam por ali devem buscar rotas alternativas ou seguir os desvios que serão sinalizados no decorrer desta semana.
Bloqueios
Um dos dois pontos de bloqueio será no cruzamento das ruas Carlos Barbosa e Nelson Dalla Vecchia, por onde os condutores que estão no sentido centro-bairro devem entrar à direita, seguir até a Rua Santos Ângelo e entrar na Rua Estefano Secchi (que já está pavimentada e em condições de circulação) em direção à Avenida Ministro Cirne Lima. O outro ponto de bloqueio, para quem está na direção bairro-centro, será feito no cruzamento das ruas Estefano Sechi e Julci Luiz Strieder, via na qual os motoristas devem entrar, virar à direita na Hermínio Bessegatto e seguir pela Nelson Della Vecchia até a Rua Carlos Barbosa, onde devem fazer conversão à esquerda.