Coluna do Editor 19/10/2022

Em Cascavel

O deputado federal eleito Dilceu Sperafico tem mostrado um fôlego invejável neste retorno aos holofotes políticos. No último sábado, por exemplo, participou em Cascavel de um encontro em apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Na segunda-feira esteve em Curitiba para uma importante reunião com os deputados eleitos pelo Progressistas com o governador Ratinho Junior e o vice Darci Piana.

Foto: Divulgação

Médicos de Toledo

O Paraná conta hoje com 33.808 médicos com registro ativo, sendo 20.124 com pelo menos uma especialidade. Do total, 389 são de Toledo, que terá três homenageados este ano pelo Jubileu de Ouro. São eles os Drs. Eurico Rauen Marques, formado pela UFPR e especialista em clínica médica; Hilário Schaedler, também formado pela UFPR e que é generalista; e Claudio Tomuo Hayashi, formado pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho e especialista em anestesiologia e acupuntura. Também será diplomado o anestesiologista Dietrich Rupprecht Seyboth, pioneiro de Marechal Candido Rondon.

O leitor escreve…

Um leitor mandou uma mensagem sobre um pedido encaminhado aos vereadores de Cascavel sobre a necessidade urgente de se implantar uma lei para instituir a obrigatoriedade de uso de focinheiras em cães que estejam circulando pelas ruas. “Cães violentos têm que estar na focinheira…vão pensar nisso com certeza, quando algum parente seu for atacado por um deles. Em Cascavel já mandei algumas reportagens sobre o assunto e não se preocuparam. São rápidos em buscar os direitos dos animais, mas e dos seres humanos?”, questiona o leitor.

Prática

Espero que a lei seja implantada em Cascavel, entretanto, que na prática seja cumprida porque em Toledo existe uma lei neste sentido, porém…O que se vê na prática são cães de raças com potencial perigoso passeando sem a focinheira. E olha que ‘sustos’ não faltam.

Amo cães

E antes que saiam por aí dizendo besteira, quero deixar claro que amo cães. Tenho dois inclusive.

Novos tempos

A saída de Neuroci Frizzo da gestão do prefeito Beto Lunitti em Toledo vai muito além de uma simples troca de comando na pasta que ele comandava, afinal, Frizzo é um dos grandes responsáveis pela eleição de Beto – tanto da primeira vez quanto nesta última. Frizzo era visto como o homem de confiança do prefeito e essa dá indícios de novos tempos dentro do Executivo.

Conflito

Embora Frizzo tenha deixado claro que estudava há algum tempo deixar a administração municipal, a citação de existirem “conflitos de ideias e ideais” mostra bem quais os reais motivos dessa saída.

Quarteto

Há alguns escrevi sobre a influência que o novo Quarteto Fantástico tem tido nas decisões dentro da Prefeitura de Toledo, deixando de lado companheiros históricos do velho ‘MDB de Guerra’, entre eles Neuroci Frizzo. Resta saber quanto de fôlego os moços terão para levar adiante os projetos que tanto almejam.

Presidência

Um destes projetos passa pela eleição do novo presidente da Câmara Municipal. Ah, sim, os ‘tentáculos’ estão ávidos por mais poder.

Disputa interna

Pior que esse projeto pode ser facilitado pela disputa interna dentro do Progressistas. O partido, embora tenha a maior bancada do Legislativo – com 5 vereadores – não tem conseguido muita unidade quando o assunto é a briga por espaço. Hoje 3 almejam chegar ao cargo de presidente.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.