Coluna Do Editor – 20/03/2024

Luto

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) lamenta o falecimento da servidora municipal Gabrielle de Lima Rodrigues, que atuava na Escola Municipal Ecológica Professor Ari Arcassio Gossler, no Jardim Santa Maria, ocorrido de forma trágica na madrugada desta terça-feira (19). Gabrielle era professora e foi admitida na Prefeitura de Toledo em 18 de maio de 2021. A servidora foi vítima de feminicídio no Jardim Coopagro.

Proteção

Aliás, o crime reforça a necessidade de discussão sobre a rede de proteção à mulher, que em Toledo sofreu nos anos de gestão do prefeito Beto Lunitti um esvaziamento sem precedentes na história de Toledo. Não bastasse o fechamento da Secretaria de Políticas para Mulheres, parte da equipe foi deslocada para atendimento em outras pastas, deixando ‘órfãs’ mulheres que precisam, por exemplo, de apoio psicológico.

Especializado

E não adianta vir com o discurso pronto que isso é feito através da rede de atendimento já existente porque não é verdade. Primeiro que a rede hoje se preocupa mais em apresentar números que oferecer um atendimento de qualidade; depois porque na Secretaria da Mulher era ofertado um serviço especializado e humanizado, algo que hoje virou pó.

Luzes

As luzes na marginal da BR-163, entre a Barão do Rio Branco até a Rio Grande do Sul, estão funcionando apenas de um lado. Para quem vai a Cascavel está iluminado; já quem trafega no sentido contrário, em direção a Quatro Pontes e Marechal Cândido Rondon, é um breu total.

Vandalismo

Edson Simionato, leitor assíduo desta Coluna, enviou mensagens sobre a publicação desta terça-feira (19) em relação aos bunners destruídos da propaganda do deputado federal Elton Welter (PT). Ele afirmou concordar em relação ao ato de vandalismo, entretanto, disse que não se pode falar em ato ilegal, pois Welter não é candidato, portanto, não haveria nada de ilegal nas peças e sim somente a divulgação de uma ação de governo.

Bolsonaro

“Sobre a pergunta ‘e se fosse do Bolsonaro observe que em todas as cidades do Oeste do Paraná foram colocadas placas”, escreveu Simionato ao usar como exemplo “Toledo é Bolsonaro”. De acordo com ele, todas as placas ficaram sem serem atacadas, “inclusive algumas estão até hoje”.

Legalidade

Também de acordo com Edson Simionato, estas placas teriam sido feitas “ao arrepio da legislação eleitoral em período totalmente proibido”.

Cobertura

Quanto ao material de Welter ter sido coberto, ele ressalta se tratar de uma ação unilateral da empresa, que e será acionada na Justiça por quebra de contrato.

Crimes

Já em relação aos vândalos que atacaram o patrimônio público e privado, um boletim de ocorrência teria sido registrado junto à Polícia Civil para estas pessoas serem enquadradas nos seguintes crimes: apologia ao crime ou ato criminoso, crimes contra a paz pública, danos ao patrimônio e ainda injúria contra a pessoa.

Pressa

Alguém na segunda-feira (18) estava com muita pressa para encerrar logo a sessão ordinária na Câmara de Vereadores em Toledo. O minuto de silêncio, por exemplo, foi reduzido para metade do tempo.

Reajuste

Será que tinha algo a ver com a votação do projeto de reajuste dos servidores públicos municipais e a possível presença de professores da rede municipal no Legislativo? Será?

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.