Coluna do Editor 20/04/2023

Nova medalha

Vem aí mais uma medalha em Toledo. Deu entrada na Câmara Municipal o Projeto de Lei 47/20223, onde o prefeito Beto Lunitti quer criar a Medalha Diva Paim Barth, que seria destinada às “mulheres merecedoras do público reconhecimento do povo toledano”, conforme traz o texto.

Mulheres

Ainda de acordo com o projeto, a Medalha Willy Barth seria concedida a mulheres que tenham contribuído com o desenvolvimento do município ou se destacado em ações de integração social, de mobilização popular, de combate às desigualdades, etc.

Honrarias

Hoje Toledo tem duas honrarias oficiais: o Título de Cidadão Honorário e a Medalha Willy Barth.

Respeito

Nada contra dona Diva, uma mulher que merece todo respeito e admiração por tudo que fez e representa para a história de Toledo, entretanto, o projeto quer criar a cota de honraria, a exemplo de tantas outras áreas onde se criam divisões entre homens e mulheres.

Capacidade

Para mim capacidade não tem gênero, cor, credo. Capacidade merece ser reconhecida por aquilo que se faz e não se é mulher ou homem.

Cotas

Daqui a pouco, do jeito que a coisa anda nessa cidade, vão criar medalhas por cotas. Uma para cada segmento da cidade. Já não bastava a quantidade de Moção de Aplausos distribuídas sem o menor critério.

Câmara Técnica

Rodrigo Souza assumiu a coordenação da Câmara Técnica da Empregabilidade do Programa Oeste em Desenvolvimento, com o objetivo de criar estratégias para superar os desafios relacionados à falta de mão de obra, empregabilidade, legislação e qualificação profissional. Ele é o responsável pela Agência do Trabalhador de Toledo e tem feito um excelente trabalho, colocando a cidade hoje em destaque até no cenário nacional em tecnologia, inovação, serviço público e muito trabalho.

EstaR

O prefeito Beto Lunitti assinou esta semana o Decreto nº 766, que suspende a cobrança de tarifas do estacionamento regulamentado (EstaR). Segundo o prefeito, os agentes da Guarda Municipal deverão agora prestar serviço de patrulhamento e vigilância em estabelecimentos de ensino, “visando prevenir e evitar a ocorrência de atos que atentem contra a segurança de alunos, professores e demais funcionários das escolas”.

E aí?

A perguntinha é básica: “Pode Isso Arnaldo?” porque, até onde sei, os agentes de trânsito são concursados para esse fim e não para a vigilância. Como a Acit enxerga a medida? E os guardas municipais que faziam um verdadeiro pandemônio quando se queria mexer na estrutura da corporação no passado? E o Sindicato dos Servidores?

Na Justiça

Louvável a preocupação do prefeito, porém, é a velha história de cobrir um santo para descobrir o outro. Essa medida vai acabar parando na Justiça.

Passado

Aliás, Lunitti parece gostar de se repetir na história e, guardadas as proporções, é o que aconteceu em sua primeira passagem pela Prefeitura de Toledo, com a história do atendimento em pediatria através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa Oeste do Paraná (Ciscopar).

Problemas

Para quem não se lembra, diante da escassez de médicos nessa área, foi feito um malabarismo – com direito a utilização de senha irregular, falsificação de documentos, entre outros problemas – que acarretou num processo judicial, bloqueio de bens…

Em discussão

Até onde se sabe, o Projeto ainda está sendo discutido na Câmara Municipal e essa decisão demonstra bem como andam sendo decididas as coisas em Toledo: manda quem pode e obedece quem tem juízo, até porque hoje não existe oposição ao prefeito no Legislativo.

Retaliação

Essa decisão do prefeito seria uma retaliação após a reunião de semana passada na Acit? Até porque não teve vida fácil a proposta pronta do estar apresentada no encontro com os empresários.

Dúvida

Outra dúvida é: como os comerciantes farão sem o EstaR. Sim, porque o prédio onde funcionava o espaço será entregue no fim deste mês e hoje são apenas dois agentes ‘rodando’ pelas ruas do Centro. Mais dois agentes vão resolver o problema da segurança nas escolas? Certamente não.

‘Bicudinhos’

Resumo da ópera: só jogo de cena para implementar um sistema que já foi definido, contrato assinado e que espera apenas pela anuência de vereadores que ao invés de ficarem ‘bicudinhos’ com a imprensa, deveriam é se preocupar em agir de maneira correta e ouvirem mais a população ao invés de ficarem apenas defendendo a atual administração contra tudo e todos.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.