Coluna do Editor 21/06/2023

Salários

Foi aprovado na sessão ordinária de segunda-feira na Câmara de Toledo, em primeiro turno, o projeto de lei sobre o aumento de salário dos vereadores para a próxima legislatura (2025/2028). O valor, que será escalonado, quando completo chegará a mais de R$ 17 mil, um dos mais altos de todo Estado do Paraná.

Maioria

A votação foi apertada. Votaram a favor do aumento Beto Scain, Gabriel Baierle, Genivaldo Jesus, Geraldo Weisheimer, Leoclides Bisognin, Marly Zanete, Roberto de Souza, Valdir Rossetto, Valdomiro Bozó e o presidente Dudu Barbosa, ou seja, quase a totalidade da base de apoio ao prefeito Beto Lunitti e ao vice Ademar Dorfschmidt.

‘Ovelhas negras’

Quase a totalidade porque, na votação dos salários dos próprios vereadores, Damião Santos, Genivaldo Paes e Marcelo Marques, que normalmente votam ao lado do prefeito, dessa vez foram contra.

Não

Além deles, Olinda Fiorentin e a bancada do PP votaram não. A bancada é formada por Chumbinho Silva, Jozimar Polasso, Pedro Varela, Professor Oseias e Valtencir Careca.

Ideologias

Nessa questão do aumento dos vereadores, alguns votaram por convicção, outros por conveniência e outros apenas com a demagogia própria com a qual estão levando seus mandatos.

Prefeito

Quando falo em demagogia é porque, na mesma sessão, houve votação sobre o mesmo aumento de salário para a próxima legislatura do prefeito, vice e secretários, e aí…O projeto foi rejeitado por 10 x 8!

A favor

Beto Scain, Gabriel Baierle, Genivaldo Jesus, Geraldo Weisheimer, Leoclides Bisognin, Marly Zanete, Valdir Rossetto e Valdomiro Bozó votaram a favor.

‘Ovelha negra’

Dessa vez a ‘ovelha negra’ foi Roberto de Souza, que votou contra o aumento, somando os 10 votos necessários para derrubada do projeto nesta primeira votação.

Mais nove

Além dele, também votaram contra Olinda Fiorentin, Damião Santos, Genivaldo Paes, Marcelo Marques, Chumbinho Silva, Jozimar Polasso, Pedro Varela, Professor Oseias e Valtencir Careca

Desespero

Teve vereador que votou a favor do aumento, entretanto, depois da repercussão negativa, mandou mensagens desesperadas em grupos de WhatsApp pedindo apoio para mudar o voto.

Lei

Sobre essa questão do aumento de salários dos agentes públicos, eu particularmente tenho a seguinte opinião: deveria ser feito através de projeto de lei onde o aumento seria atrelado ao índice de inflação oficial, por exemplo, o INPC…se o INPC deu 5% o aumento seria de 5% automático aí acabava com essa confusão.

Equilíbrio

Não sou contra o aumento em si, mas nesse caso específico é o índice do aumento que foi exagerado. Sou a favor de aumentar o salário porque boas pessoas. Com capacidade técnica, não vão deixar seus empregos para ganhar R$ 10 mil… então tem que ganhar bem. Agora dentro de uma justiça dentro não é equilíbrio não querer aumentar quase 100% o salário numa pancada.

Líderes Rurais

Toledo recebe nesta quarta-feira (21), o 3º Encontro Regional de Líderes Rurais, organizado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Fae), com apoio local do Sindicato Rural Patronal. A iniciativa reúne presidentes de sindicatos, membros da diretoria, comissões de mulheres, jovens agropecuaristas e produtores rurais que estão engajados nos treinamentos proposto pela Federação que visam formar líderes para atuação nas entidades representativas do agronegócio paranaense. Mas também há espaço de participação para aqueles que ainda não estão envolvidos no sistema sindical. A programação do encontro será realizada no Olinda Hotel e Eventos, a partir das 8h30.

Tema

O 3º Encontro Regional de Líderes Rurais é pautado no tema “Cultivando Conexões” por meio do qual é estimulada a participação de produtores rurais associados ao sistema que representa a classe dos empregadores rurais. O encontro é uma das atividades propostas dentro do Programa de Sustentabilidade Sindical que visa o fortalecimento das entidades representativas do Sistema Faep. Ele incentiva a participação dos produtores no sindicato patronal do seu município e, para isso, oferece capacitação com profissionais extremamente qualificados nas áreas de gestão.

Oportunidade

O encontro é uma oportunidade de fortalecimento das relações de trabalho, com trocas de experiências positivas realizadas pelos Sindicatos Rurais do Paraná. A cerimônia de abertura, contando com a presença do presidente do Sistema Faep/Senar, Ágide Meneguette, está programada para as 9h.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.