Coluna do Editor – 21/07/2023
Sem fundo
Uma pessoa, mês passado, foi sacar um cheque de uma certa entidade, referente a uma ação judicial da qual era parte interessada e com grana para receber. “Além dos advogados sindicais me cobrarem 12% do valor recebido, mesmo recebendo um salário mensal de quase 7 mil reais, o que me causa mais indignação foi que ao ir trocar o cheque fui informada de que o mesmo estava sem fundo”.
Constrangimento
A pessoa disse ter passado “um constrangimento vergonhoso no banco”, e questiona o seguinte: se os valores são depositados em juízo pelo município, por que a conta estava sem fundo? Para onde está indo esse dinheiro?
Em Palotina
A Caixa de Assistência dos Advogados e OAB Palotina, em conjunto com empresas e instituições que auxiliaram como ponto de recolhimento, realizaram a entrega dos donativos de campanhas realizadas recentemente para o Lar da Fraternidade e Casa Lar, de Palotina e Assistência Social, de Maripá. Na oportunidade também houve o repasse de 44 cobertores fabricados pela empresa Puket, por meio do Projeto Meias do Bem, que arrecada meias para serem recicladas e utilizadas para a confecção de cobertores novos.
Caciques de olho
Caciques do PT do Paraná já travam uma disputa aberta pela vaga de candidato do partido ao Senado na expectativa da cassação do mandato do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) pela Justiça Eleitoral. Pelos menos três lideranças petistas do Estado já declararam publicamente a intenção de concorrer ao cargo caso se confirme a condenação de Moro, o que levaria à realização de uma nova eleição: a deputada federal e presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffmann; o ex-governador Roberto Requião e o líder do PT na Câmara Federal, deputado Zeca Dirceu.
Na lista
Além deles, o líder da oposição na Assembleia Legislativa e filho do ex-governador, deputado Requião Filho, também se colocou na lista, caso o pai não entre na disputa.
Zoneamento
No dia 2 de agosto (quarta-feira), às 14h30, haverá uma audiência pública na Câmara de Toledo para debater o Projeto de Lei nº 104, de 2023, que altera a legislação que dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Toledo e o Projeto de Lei nº 105, de 2023, que altera a legislação que dispõe sobre o zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano no Município de Toledo.
Agora vai
Depois de muita polêmica, discussão e documentos para cá e para lá, parece que agora a nova eleição do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Toledo sai. Ao menos é esta a expectativa para a próxima reunião ordinária do Conselho, marcada para o início de agosto.
Novo espaço
Com a presença de autoridades e lideranças em nível nacional, estadual e regional, Toledo realizará nesta sexta-feira (21), às 9h30, a solenidade de inauguração do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) que funcionará na região dos bairro São Francisco e Panorama (Rua Benedito Gonçalves do Nascimento, 388). O equipamento público terá, de acordo com o Decreto nº 748/2023, o nome de “Estação Cidadania Doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah”.
Atividades
O espaço, sob gerência da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), vai ofertar iniciação esportiva de crianças e adolescentes em diversas atividades como break dance, badminton, futsal, futebol, handebol, ginástica, karatê, voleibol, basquete, capoeira e judô – para os adultos, haverá atendimento em treinamento funcional e pilates. As atividades serão desenvolvidas por técnicos desportivos do município e também por meio de projetos e parcerias.
Reconhecimento
O nome do espaço é uma forma de reconhecimento da secretária Marli Gonçalves Costa, hoje na Educação, mas com fortíssimas ligações com o esporte e que era amiga muito próxima de Jomah Rabah.
Eleição
Essa amizade, de certa forma, custou a reeleição de Marli do Esporte à Câmara Municipal porque ela se manteve fiel ao saudoso amigo e permaneceu no PCdoB. Foi a candidata a vereador mais votada e não levou.