Coluna do Editor 21/12/2022

Diplomado

O deputado federal Dilceu Sperafico (PP) foi devidamente diplomado na segunda-feira (19) em Curitiba. Na edição de ontem, devido à correria do fechamento e pela desorganização na cerimônia do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), não consegui encaminhar a tempo a foto de Sperafico. Mas está aí o merecido registro, afinal, poucas pessoas no mundo da política conseguem se eleger deputado federal. Sete vez então…

Suplente

Também não consegui encaminhar a foto de Elton Welter (PT), igualmente diplomado como suplente de deputado federal. A foto de Welter, com sua esposa Nelsi Kistemacher Welter durante a diplomação, está na coluna social de hoje.

Horários

Um dos motivos para esse ‘probleminha’ no envio do material foi a desorganização total antes do início da cerimônia, realizada no Grande Auditório do Teatro Positivo. Cheguei ao local por volta das 15h15 – o horário previsto do início era 16h30. As portas de acesso, entretanto, foram abertas por volta das 16h, quando havia um número bem maior de pessoas aguardando para entrar no teatro.

Desorganização

Bom, como cada um que lá estava havia recebido o convite por e-mail, com QR Code, imaginei que seria rápido o acesso. Mas na prática não foi assim e as pessoas foram se acumulando, se acumulando…Até que atrasou tudo e a cerimônia começou por volta das 17h30.

Belíssimo

Apesar do atraso, quero registrar a imponência do Teatro Positivo. Grandioso e belíssimo.

Ausências

Entre os suplentes muitas ausências, inclusive de nomes pesados da política estadual que não conseguiram permanecer na Assembleia Legislativa.

Lula

Embora a solenidade não fosse para isso, simpatizantes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva iniciaram um coro em seu apoio quando os suplentes do Partido dos Trabalhadores foram chamados ao palco para receberam seus diplomas. Os gritos de ‘Lula, Lula’ pipocaram ainda que timidamente.

Lula

A resposta foi uma sonora vaia. Ah, e nada tímida! A vaia eclodiu em todos os cantos.

Volte uma casa

No melhor estilo dos jogos de tabuleiros, o ex-prefeito de Toledo Lucio de Marchi precisou voltar uma casa e agora é o 2º suplente do Progressistas a deputado estadual.

Liminar

Isso porque Moacyr Fadel (PSD), – 41.588 votos – ex-prefeito de Castro, foi diplomado através de uma liminar, com isso seus votos passaram a contar e ele assumiu como deputado, tirando a 5ª vaga do Progressistas.

Caiu

Cesar Mello, que era deputado, passou a ser o 1º suplente e Lucio desceu para 2º, assim como Luiz Carlos Martins, agora o 3º na lista.

Funrep

O G7, grupo composto por sete entidades do setor produtivo paranaense, está solicitando ao governador Carlos Massa Ratinho Junior a extinção do Fundo de Recuperação do Estado do Paraná (Funrep) e a exclusão de itens da substituição tributária. Em ofícios protocolados no Gabinete do Governador, as entidades informam que as empresas paranaenses estão perdendo competitividade e Santa Catarina e Rio Grande do Sul já adotaram tais medidas.

Mudanças

A Portaria Nº 646, de 13 de dezembro de 2022, exonerou Julia Lazzari do cargo em comissão de Diretora de Gabinete, com lotação no Gabinete do Prefeito do Município de Toledo, e a nomeia para Diretora do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município. No lugar de Julia no Gabinete foi nomeado Ronaldo Antonio Rodrigues.

Acomodações

Estas nomeações teriam relação direta com a eleição. Passada e próxima. Passada porque Ronaldo foi um dos cabos eleitorais do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, com quem Julia Lazzari trabalhava até o dia da exoneração.

Novo líder

Julia é casada com o vereador Gabriel Baierle, cotado para ser o novo líder do Governo do prefeito Beto Lunitti na Câmara Municipal a partir de janeiro de 2023 pela eleição do atual ocupante do cargo, Dudu Barbosa.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.