Coluna do Editor 21-22/02/2023
Escolas
Um leitor encaminhou mensagem pedindo – mais uma vez – providências e apoio para tentar resolver um problema que, confesso, acredito ser impossível de ser resolvido: as filas duplas em frente às escolas municipais em Toledo. É preciso que a Guarda Municipal reforce a fiscalização nestes estabelecimentos nas saídas das escolas, sejam elas particulares ou públicas.
Caos!
Em alguns locais agora, ao invés de filas duplas, já se criaram filas triplas. Ninguém se dá ao trabalho em tentar um local para estacionar. É o caos! É a mais absoluta falta de respeito e, acima de tudo, falta de educação.
Não são tantas escolas assim para se fiscalizar.
Exemplo
O mais triste, tenho de concordar com o leitor, é saber que é esse o exemplo que os pais estão dando para seus filhos. Um completo desperdício de tempo e dinheiro nos locais onde ainda se tenta trabalhar a educação no trânsito. Que educação?
Na Barão
Educação que também faltou ao motorista e passageira de um veículo no sábado pela manhã na – tumultuada – Barão do Rio Branco, quase esquina com o Largo São Vicente de Paulo.
‘Tô nem aí’
No melhor estilo ‘Tô nem aí’, o carro parou com o alerta ligado e uma senhora desceu calmamente, abriu a porta do passageiro de trás, pegou uma sacola e seguiu para uma loja. Enquanto isso quem estava atrás…
Sessão
A sessão ordinária da Câmara de Toledo, devido ao feriado de Carnaval será realizada nesta quarta-feira (22), a partir das 14h.
Arquivamento
O vereador Gabriel Baierle entrou em contato para esclarecer que a denúncia contra ele, por condutas incompatíveis com o decoro parlamentar feita por uma cidadã, foi apenas lida para arquivamento. “O processo do assunto corre no Judiciário (local correto para resolver demandas jurídicas), mas por queixa crime realizada por mim”, acrescentou o vereador.
Em Curitiba
O prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, esteve recentemente em Curitiba, onde visitou gabinetes de parlamentares em busca de melhorias para o município. Em um dos seus encontros, esteve com o deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto, e o prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski.
Linguagem neutra
O vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), que integra a bancada evangélica da Câmara Municipal de Curitiba, propôs projeto para proibir o uso da chamada “linguagem neutra”, ou não binária, na grade curricular e no material didático das instituições de ensino públicas e privadas da rede de educação básica da capital paranaense. Pelo texto, a restrição também valeria para os editais de concursos públicos municipais. A “linguagem neutra” usa outras vogais, consoantes ou símbolos nas palavras, com a justificativa de não identificar o gênero masculino ou feminino e de promover a inclusão.
Vazia
A compensação do feriado municipal – 14 de dezembro – por parte do comércio local deixou Toledo vazia nesta segunda-feira (20). Poucas lojas abertas, ruas desertas e, claro, aquele sentimento de dolce fa niente por causa da chuva fizeram o início da semana ser…p-r-e-g-u-i-ç-o-s-o!
Expediente
Em função do Carnaval, nesta terça-feira (21) não haverá expediente no Jornal do Oeste, que retorna na quarta-feira (22) e a circulação na quinta-feira (23).