Coluna do Editor 22/06/2023
Não vai
O projeto de lei sobre o reajuste dos salários dos vereadores em Toledo para a próxima legislatura (2025 a 2028) não deverá passar. Mesmo tendo sido aprovado em primeiro turno, por maioria, o projeto deverá ser engavetado. Não vai para frente.
Pressão
Um dos motivos é a forte pressão popular após o assunto ter vindo à tona em primeira mão através dessa Coluna.
Passo atrás
O segundo motivo – e consequência do primeiro – é que alguns vereadores não estão aguentando a pressão e dando um passo atrás, ou seja, na prática deverão mudar seus votos.
Um deles
Um deles é Gabriel Baierle, que postou uma mensagem adiantando seu voto. “Conversei com muitas pessoas e mesmo com muita informação falsa e distorcida, pois a fixação é obrigatória e é uma sequência de recomposição inflacionária de 5% ao ano e valendo apenas para o mandato 2025-2028, mesmo sabendo que uma não fixação incorre em descumprimento da Lei Orgânica”, Gabriel afirmou que votará contra a proposta.
Reunião
Outro que passou maus bocados foi o presidente da Câmara de Toledo, Dudu Barbosa, que deu ‘voto de Minerva’ em favor do aumento na primeira votação e foi chamado para uma reunião atrás da outra para dar explicações.
Críticas
Por falar no presidente, será que ele vai reclamar agora dos ‘amigues’ da imprensa que o malharam em função desse aumento ou seguirá centrando suas forças apenas num veículo?
Nova votação
O projeto passará por segunda votação na sessão ordinária da próxima segunda-feira (26). A sessão na Câmara começa 14h.
Em lei
Volto a frisar minha posição sobre o assunto: o aumento do agente público deveria ser feito através de projeto de renovação automática, ou seja, atrelado ao valor oficial da inflação ou então de acordo com o mesmo reajuste – e na mesma forma – dado aos servidores públicos. Quem sabe assim não haveria tanta polêmica.
Itaipulândia
Valorizando os trabalhadores e impulsionando a economia local, a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Itaipulândia anunciou o pagamento da 1ª parcela do 13º salário dos servidores municipais. A liberação está disponível a partir desta terça-feira (20). O depósito será efetuado de forma digital. Quase R$1,5 milhão serão pagos aos servidores.
Metade
De acordo com as diretrizes estabelecidas, o valor do adiantamento corresponderá à metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior, sendo pago proporcionalmente ao tempo de serviço prestado ao município. Caso haja uma composição salarial que envolva parte variável, será calculada a média correspondente.
Economia
Com a 1ª parcela do 13º salário sendo disponibilizada, o município de Itaipulândia reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores municipais e com a transparência na gestão dos recursos públicos, incentivando o consumo de produtos e serviços no comércio itaipulandiense, aquecendo a economia local.
Sumiu
Toda a imprensa local e regional estava a postos no aguardo do governador Ratinho Junior para uma prometida entrevista coletiva na inauguração da nova planta industrial da Prati Donaduzzi em Toledo, na fria tarde de terça-feira (20). Mas o governador sumiu.
Desrespeito
Chegou atrasado e ‘não pôde’ dar entrevista antes da cerimônia; depois saiu de fininho pela porta dos fundos. Um desrespeito completo. Não apenas com os profissionais de imprensa, mas com todos os cidadãos paranaenses que se informam através desses veículos.
Discurso vazio
Além disso, Ratinho Junior fez um discurso pra lá de protocolar durante a inauguração. Parecia estar muito desconfortável em Toledo mais uma vez.
Antecedentes
Mais uma porque nas raras aparições do governador em Toledo, ele, digamos, não tem sido dos mais simpáticos.
Encontros da Federação
Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel serão as sedes dos encontros regionais da Federação PSDB-Cidadania nesta semana. Os eventos acontecerão nos dias 22 (quinta-feira) e 23 (sexta-feira) e contarão com a presença dos presidentes estaduais Rubens Bueno (Cidadania) e Beto Richa (PSDB). Discutir a federação, conjuntura política e iniciar a construção de um projeto comum para as eleições municipais de 2024 no Paraná serão alguns dos temas em pauta nestas reuniões.