Coluna do Editor 22/11/2022
Visita
Primeiro suplente a deputado estadual pelo Progressistas, o ex-prefeito de Toledo Lucio de Marchi visitou o Jornal do Oeste nesta segunda-feira (21). Ele falou sobre sua presença no encontro Governo 5.0 – Desenvolve Paraná, no Hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu, na semana passada. O evento foi promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Sebrae/PR, Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Paraná, Itaipu, Sanepar, Copel, Compagás, Portos do Paraná, BRDE, Celepar, Cohapar, Fomento, secretarias e órgãos estaduais.
Debate
De acordo com Lucio, o objetivo do encontro foi promover discussões sobre gestão pública, desenvolvimento municipal, sustentabilidade e receber gestores públicos paranaenses, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças. Este ano, o tema era ‘Sustentabilidade a serviço da população’ e por isso a programação abrangeu palestras, workshops e discussões de casos que evidenciam o desenvolvimento sustentável das cidades.
Oportunidade
Lucio afirmou que o encontro em Foz foi uma “excelente oportunidade” para trocar ideias com pessoas de vários setores da administração pública.
Animado
Sobre a possibilidade de assumir em breve uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná no início de 2023, Lucio de Marchi admitiu que as chances são grandes e que ele está “animado” com a possibilidade.
Luto
A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo diocesano, dom João Carlos Seneme, e seu clero, manifestam o profundo pesar pelo falecimento do padre José Aparecido Bilha, 63 anos, encontrado morto nesta segunda-feira (21) em Guaíra, onde exercia seu ministério como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Investigação
“Externamos condolências à família Bilha e à comunidade católica de Guaíra, especialmente desta paróquia, que foram surpreendidos pela triste notícia. Informamos ainda que o caso está sendo investigado pelas autoridades de segurança pública e acompanhado pela Diocese”, trouxe o comunicado emitido pela Diocese.
Histórico
Padre José Aparecido Bilha era natural de Astorga e tinha 28 anos de sacerdócio. Cursou Filosofia, em Toledo, e Teologia no Studium Theologicum, de Curitiba, e no Instituto de Teologia Pio XII, de Londrina. Exerceu seu ministério presbiteral em Assis Chateaubriand, Quatro Pontes, Vila Nova (Toledo), Formosa do Oeste e, desde 2020, em Guaíra. Atuou ainda nos seminários diocesanos como promotor vocacional, diretor espiritual e reitor.
Covarde
O sempre polêmico Marcelo Kalinoski, um dos principais apoiadores do protesto que se mantém em Toledo na saída para a PR-182, na saída para Palotina e Assis Chateaubriand, publicou um áudio onde chama o prefeito Beto Lunitti, entre outras coisas, de “covarde” e de tentar enganar a população com ordens para a Polícia Militar desobstruir a pista. O clima anda cada vez mais pesado.
‘Bate boca’
Por falar em clima pesado, na sexta-feira, durante a realização da audiência pública para debater sobre a proposta de implantar no município a Semana Municipal da Luta Contra a LGBTQI+Fobia, de autoria do vereador Juliano Alves (PT), o clima ficou tenso durante um bom tempo. Ainda bem que, além do ‘bate boca’, nada de mais grave aconteceu.
Prevenção
Aqui preciso fazer um registro sobre o bom trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal. Os agentes que lá estiveram souberam manter o bom senso e evitar tornar o ambiente ainda mais tenso.