Coluna do Editor 23 e 24/12/2023
Ho, ho, ho…
Ah, é Natal, e com ele chega nossa tradicional Coluna natalina, onde algumas figuras da cidade encaminham seus pedidos ao Papai Noel, que me conta tudinho!!! Então, vamos aos pedidos deste ano. Ah, quase me esqueço: lembrando que esta Coluna é mera obra de ficção, não tendo qualquer ligação com o trabalho jornalístico diário. É uma ironia apenas e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.
Meu precioso!
No melhor estilo da trilogia do Senhor dos Anéis, o prefeito de Toledo Beto Lunitti resolveu em 2023 se antecipar. Foi o primeiro a encaminhar uma cartinha a Papai Noel. Para surpresa do homem de vermelho, havia uma cartinha simples, humilde, em tom ameno. Betinho queria apenas um PSD para chamar de seu.
Irritado
Mas no fim da cartinha havia uma observação que deixou Noel ainda mais vermelho de raiva: acreditam que Betinho queria mudar a cor da roupa do bom velhinho? Disse que o vermelho estava “fora de moda”.
Passado
Papai Noel apenas comentou com seus duendes auxiliares que Betinho estava sendo um “mau menino” e não se lembrava do passado recente. Decidiu manter o vermelho na roupa.
Saco
Já o presidente da Câmara de Toledo, Dudu Barbosa, quase matou Papai Noel do coração quando pediu seu saco de presente. É que o dele estava pequeno demais para tanto elogio ao trabalho desenvolvido pela administração municipal.
Marrom News
Óbvio que a resposta foi não e era para ele, Dudu, se comportar melhor, até porque senão Noel faria uma denúncia no Marrom News, veículo de comunicação muito popular no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas que está estendendo sua área de atuação para o Sudoeste do Paraná. Só que nesta região estava dando déficit e a galera iria conversar para ver se não era possível fazer um aditivo ao contrato.
Anônimas
Algo que chamou muito a atenção de Papai Noel este ano é que muitas cartinhas de Toledo eram anônimas. Nada que o bom velhinho não resolvesse com a ajuda de Mamãe Noel, que facilmente identificou os autores dos pedidos. É que estas pessoas andavam tão sumidas, mas tão sumidas, que a memória quase traiu Noel, que estava com os pedidos prontos para serem entregues.
Candidaturas
Coincidência, ou não, eram cartinhas escritas em espanhol e outra em linguagem recheada de termos jurídicos que mais pareciam uma receita de bolacha. As duas cartinhas pediam candidaturas para seus autores e autoras. Mas eram cartinhas tão humildes que Noel, sensibilizado, estava decidido em abrir a mão. Na última hora voltou atrás…
Bússola
Ah, claro, sempre existem os pedidos coletivos e aí, este ano, Papai Noel recebeu um que o deixou intrigado: a ‘galela’ da Direita resolveu pedir uma bússola. Isso mesmo, uma bússola. Quem sabe assim haveria um Norte a ser seguido.
Florais
No fim da cartinha havia uma observação e quase que Noel a deixa de lado. Estava escrito: caso não seja possível uma bússola, quem sabe uns florais para acalmar os ânimos.
Nada
Estranha, estranha mesmo foi a careta de Elton Welter. Ele, no melhor estilo bom moço, apenas agradeceu a Papai Noel e não pediu nada. Também, vamos combinar, ganhou tudo que podia e mais um pouco ao longo de 2023…
Show
Houve quem encaminhasse cartas pedindo shows para este Natal. Mas nada a ver com a programação realizada pela Acit. Eram shows para curtir mesmo a boa vibe desta época do ano…
Sempre tem mais…
Ah, claro, nem todas as cartinhas foram publicadas neste espaço. Mas foram tantas, tantas que Papai Noel precisou terceirizar o serviço. Contratou a rapaziada dos grupos de WhatsApp de Toledo, afinal, ali existe solução para todos os problemas!
Feliz Natal
Ah, também escrevi uma cartinha a Papai Noel. A resposta foi a mesma do ano passado: “Caro Márcio Pimentel, você não tem sido um bom menino, apontando críticas dos outros…tsc, tsc… Isso não se faz! Quem sabe fica para 2024”.
P.S.
Caro Papai Noel, não vamos perder tempo. Vou economizar a tinta da caneta, porque o teclado…