Coluna do Editor 24/02/2023

Resíduos

Nesta sexta-feira (24) deverá ser realizada mais uma reunião da Comissão Especial criada na Câmara de Toledo para analisar a proposta sobre a criação de um Consórcio Intermunicipal para gerenciamento dos resíduos. Integram a comissão o presidente Beto Scain, Geraldo Weisheimer, Genivaldo de Jesus, Marly Zanete e Professor Oseias, que pediu vistas do projeto após a reunião da semana passada.

Emenda

A confusão começou com a supressão de uma emenda apresentada pela vereadora Olinda Fiorentin e pelo próprio Oseias. A vereadora, diante de dúvidas sobre a mensagem encaminhada à Câmara, entrou em contato com o promotor público Giovani Ferri, do Gaema, o grupo de atuação regional na área do meio ambiente no âmbito do Ministério Público do Estado do Paraná.

Texto

Olinda elaborou uma emenda aditiva – assinada também por Oseias – que dizia que “a eventual e futura instalação, ampliação e operacionalização do Aterro Sanitário Coletivo” em Toledo dependerá “de autorização legal específica”, ou seja, não é na base do ‘tratoraço’ como está sendo levado o assunto dentro da administração municipal, com aval de parte dos vereadores, capitaneados pelo novo presidente Dudu Barbosa.

Rejeitada

A emenda foi rejeitada pelo relator, Geraldo Weisheimer, que apresentou uma ‘nova’ emenda que muda…quase nada!

Ofício

Na reunião da semana passada, o relator leu o ofício encaminhado pelo Gaema, entretanto, ‘esqueceu’ de ler a emenda modificativa de Olinda, algo que Oseias leu a emenda, reclamou, mas não adiantou. O jeito foi pedir vistas para tentar frear a voracidade da base de apoio ao prefeito Beto Lunitti que a cada dia fica maior. Ah, o ofício foi gerado justamente pela demanda da vereadora Olinda.

Tempo

Outro fato curioso é que Beto Scain nomeou Geraldo Weisheimer relator do projeto na hora da reunião. Mais curioso ainda foi o tempo que Weisheimer levou para deixar pronto seu relatório: algo em torno de 5 minutos e meio. Não, não está errado. É isso mesmo! Na mesma reunião em que foi indicado, o relator pediu ‘um tempo’ para ler o projeto e apresentar o relatório.

Relator permanente

Diante de tamanha capacidade, minha sugestão aos nobres vereadores é indicarem Geraldo para ser o relator permanente da Câmara de Toledo. O homem é um fenômeno!

Parecer

Outra coisa: ainda que desse tempo de elaborar um relatório de um projeto tão complexo – e polêmico – em tão curto espaço de tempo, não seria necessário um parecer jurídico? E o Conselho do Meio Ambiente não deveria ter sido ouvido?

Lápis quebrado

Como sei que a secretária Marli Gonçalves Costa (Educação) é leitora assídua deste espaço, faço um apelo: há meses existe um ‘lápis’ quebrado na cerca do Centro Municipal de Educação Infantil Dalva Weinert Nogueira, na Rua Santo Ângelo, Jardim Gisela. No dia 31 de dezembro passei por lá e o ‘lápis’ estava quebrado há muito tempo. Já se passaram dois meses e a situação é rigorosamente a mesma.

Limpeza

Seria importante andar por algumas ruas em Toledo para melhorar a questão da limpeza pública. Na Carlos Barbosa, por exemplo, há lugares que andar na calçada é impossível por causa do mato alto.

Asfalto

E já que estamos falando em manutenção, que tal alguém da Prefeitura passar na Rua Mané Garrinha, ao lado do Parque da Sanga Panambi. Ali o asfalto começou a ceder de novo.

Tratoraço

Aliás, por falar em tratoraço, quais foram os moços que estiveram numa revenda de maquinário agrícola recentemente em busca de um ‘mimo’?

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.