Coluna do Editor 24/05/2023

Ofício

O secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Toledo, Eudes Luiz Dallanol, encaminhou o Ofício Circular nº 020/2023 sobre recomendações para utilização do Ginásio de Esportes Alcides Pan. Na prática só faltou escrever que a partir de agora o local só poderá ser usado para a prática do futsal.

Melhorias?

No documento o secretário afirma que “visando a melhoria das condições de manutenção de higiene, limpeza e segurança” e, em razão da “reforma recente no piso do ginásio” com uma nova pintura de verniz e que, “em nenhum esporte é obrigatório uso de colas, fitas colantes ou qualquer outro tipo de produto adesivo para a prática da modalidade”.

Proibição

Em razão de todos estes argumentos, “está proibida a utilização de qualquer produto adesivo ou colante em bolas, tênis, mãos, que possam desprender resíduos na quadra”. Além disso, “ficam proibidas quaisquer colagens de fitas adesivas na quadra que não sejam as obrigatórias para marcação complementar da quadra para execução do jogo”.

Autorização prévia

Ainda de acordo com o Ofício, é necessária autorização prévia para qualquer mudança na quadra.

Interrupção

Caso a determinação não seja seguida, a “Secretaria de Esportes se reserva ao direito de interromper a utilização de imediato de qualquer partida ou competição”.

Abuso

Na minha opinião é um abuso sem precedentes na história da secretaria. Nunca se tomou uma medida dessa no mais democrático dos palcos esportivos de Toledo e que já abrigou grandes competições esportivas além do futsal, modalidade que o secretário está protegendo sem o menor constrangimento.

Projeto

A reforma na quadra aconteceu porque o Esporte Futuro, projeto que veio de Marechal Cândido Rondon, disputa a Liga Nacional de Futsal e existem certas exigências. Agora que a quadra foi refeita com o dinheiro público, as demais modalidades que se explodam!

Apoio

Nada contra o apoio dado ao futsal, entretanto, outras modalidades estão sendo prejudicadas com a decisão, principalmente o handebol que usa o espaço para treinos de equipes formadas com atletas apenas de Toledo e que sempre representaram o município nas competições oficiais. E em condições muito piores que o futsal.

Cartaz

Seria mais fácil o secretário ter apenas colado – sem fita, claro – do lado de fora da quadra um cartaz com o seguinte dizer: “Uso exclusivo do futsal” ou então “Proibido jogar handebol”.

Competições

O Alcides Pan recebe várias competições ao longo do ano, movimentando centenas, milhares de pessoas. Agora será preciso levar essas competições a outros municípios porque a estrutura mais democrática virou palco de apenas um dono.

Infeliz

Uma decisão infeliz sob todos os aspectos por parte do secretário Eudes. O papel de secretário é defender todas as modalidades e, dentro do possível, auxiliá-las para que cresçam e se desenvolvam. Decisões como essa apenas reforçam a impressão que em Toledo nunca houve uma política esportiva pública.

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) demonstra mais uma vez seu compromisso em promover e defender os interesses do comércio local ao marcar presença na Câmara Municipal de Vereadores. A entidade esteve representada com o intuito de acompanhar a votação do Projeto de Lei 32/2023, que trata sobre o Estacionamento Regulamentado – EstaR para veículos na área central da cidade.

Impactos

A participação da Acit evidencia sua atenção e envolvimento nas questões que impactam diretamente o setor econômico de Toledo, buscando garantir que as decisões tomadas sejam justas e que levem em consideração os interesses e necessidades dos empresários locais, bem como dos consumidores que frequentam a área central da cidade.

Punição

O Projeto de Lei 32/2023, teve suas normas discutidas e alteradas após uma reunião realizada na Acit no mês de abril. Nesse encontro, empresários de Toledo tiveram a oportunidade de contribuir com sugestões e propostas, resultando em modificações significativas no texto original. Uma das principais mudanças propostas está relacionada à punição, em caso de não cumprimento por parte do motorista em exceder o tempo de duas horas de estacionamento gratuito por quadra.

Notificação

Ao invés de aplicar imediatamente uma multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira de habilitação, como previsto na versão original do PL, ficou sugerido que seja adotada uma abordagem mais flexível. Conforme a proposta, após duas horas estacionado no mesmo local, o veículo/usuário receberia uma notificação via aplicativo, com o valor de R$ 50,00, e um prazo de dez dias úteis para efetuar a regularização. Caso não haja a regularização nesse período, a notificação seria convertida em uma multa de trânsito.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.