Coluna Do Editor – 24/10/2024
Transição
Como já era esperado começaram os atritos no processo de transição dentro da Prefeitura de Toledo. Muito em função da postura autoritária do atual prefeito Beto Lunitti, que resolveu ditar as regras de algo que precisa ser feito seguindo uma legislação própria e não os desejos de quem ainda não desceu do palanque eleitoral e aceitou o resultado das urnas.
Exemplo
O maior exemplo dessa atitude democrática aconteceu quando Lucio De Marchi foi derrotado nas urnas e agiu com a grandeza que o cargo exige, algo que o atual prefeito pelo jeito não pretende seguir.
Educação
A equipe de transição do prefeito eleito de Toledo, Mario Costenaro, emitiu uma nota para esclarecer algumas informações em relação ao atual processo de transição. Acontece que a publicação de uma matéria no site oficial da Prefeitura de Toledo apontava como se essa equipe não tivesse aparecido para uma reunião. O que não é verdade, afinal, a reunião era para prestação de contas da Educação.
Unilateralmente
“Cabe informar à sociedade de Toledo que, como bem descrito na matéria, a agenda de reuniões descrita foi fixada unilateralmente pela atual administração, não se tratando, portanto, de reuniões de transição, mas sim de uma prestação de contas da gestão do prefeito Beto Lunitti”.
Lei Municipal
Ainda na nota a equipe de Costenaro ressalta “que a transição de governo no Município de Toledo é regulada pela Lei Municipal nº 2.226/2016, de autoria do próprio prefeito Beto Lunitti e a Equipe de Transição do Prefeito Eleito Mario Costenaro está cumprindo rigorosamente o descrito na referida lei”.
Documentos
“Tanto é assim que todos os documentos necessários para viabilizar a transição de forma cordial e republicana foram solicitados oficialmente e tão logo sejam entregues, reuniões serão requisitadas e ajustadas entre as equipes de transição para eventuais esclarecimentos e tomada de decisões”, segue a nota.
Contas
Ainda de acordo com a equipe de Costenaro, essas reuniões agendadas pelo prefeito Beto Lunitti de maneira unilateral não passam de uma mera prestação de contas de gestão, “distante do que preconiza a legislação municipal e a orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná no que tange ao tema transição de governo”.
Espetáculo
Já escrevi aqui e reforço: Lunitti e sua trupe estão apenas querendo criar um espetáculo para desviar a atenção a problemas sérios nesta reta final de gestão.
Neutro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já comentou com interlocutores e pessoas próximas que não vai se meter na eleição de Curitiba, disputada entre Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB). A decisão está tomada. Ele vai se manter neutro nesta reta final do pleito na capital paranaense. As informações são do Blog Politicamente.
Estratégia
Na avaliação de Bolsonaro, a estratégia, pensando no palanque em 2026, era não deixar o PT ou partidos ligados à esquerda chegarem ao 2º turno em Curitiba — e como tanto Eduardo quanto Cristina são identificados com a direita, o ex-presidente não vai participar da eleição. O PL de Bolsonaro está na chapa do PSD, encabeçada por Eduardo, que tem Paulo Martins como vice.
Boatos
Havia boatos de uma possível vinda de Bolsonaro para Curitiba, para participar de um evento político de Cristina Graeml, mas uma boa fonte do Blog Politicamente conta que, diante da decisão de neutralidade, o ex-presidente não vai desembarcar na capital do Estado e deve se concentrar nas disputas em cidades de São Paulo, tanto na quinta quanto na sexta-feira, onde o PL está na cabeça da chapa.
Feirão CPF Limpo
A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) lança nesta sexta-feira (25), o Feirão CPF Limpo. O evento será no auditório da Acit às 7h30. Durante o evento, que receberá empresários associados, serão esclarecidos os objetivos do Feirão, que contempla a oportunidade de consumidores inadimplentes, renegociarem suas dívidas com condições diferenciadas para que quitem seus débitos. Além disso, os empresários usuários do sistema SPC poderão conferir como receber valores e dívidas em atraso.
Cartaz
Após o lançamento, as empresas que fizerem a adesão à ação, receberão um cartaz, facilitando a identificação aos consumidores que desejam renegociar suas dívidas.