Coluna do Editor – 25/09/2024

Pesquisa

Engraçado acompanhar algumas discussões em certos grupos de Whatsapp, como se ali fossem resolvidos todos os reais problemas de Toledo. Na segunda-feira o Jornal do Oeste foi criticado por não ter publicado uma pesquisa que só havia sido liberada para publicação no dia 21, ou seja, um sábado. Como nossa versão impressa sai apenas de terça a sábado, impossível a publicação, pois sempre respeitamos os prazos legais.

Resultado

Aí, quando o resultado da pesquisa foi publicado, o Jornal do Oeste foi criticado por ter publicado um resultado diferente daquele que os ‘adoradores’ do prefeito Beto Lunitti queriam, embora a pesquise ainda aponte uma liderança do atual prefeito na corrida eleitoral.

Queda

Talvez porque o resultado da pesquisa publicada pelo Jornal do Oeste mostre uma queda acentuada do atual prefeito.

Tendência

Para este grupo de ‘adoradores’, vale apenas o resultado da pesquisa apresentada pela Rádio Massa, que contratou um instituto de propriedade do filho do sócio majoritário da emissora, que por sinal pertence ao pai do atual governador Ratinho Junior, que é do mesmo partido de Beto Lunitti. E segue o baile!

Surdo

No dia 26 de setembro, celebra-se o Dia Nacional do Surdo, uma data que busca conscientizar a sociedade sobre os direitos e os desafios enfrentados pela comunidade surda. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência auditiva, de acordo com o Censo do IBGE de 2010. Desse total, aproximadamente 2,7 milhões apresentam surdez severa. Para garantir pleno acesso à cidadania, é inevitável passar pela educação. Ações de inclusão devem respeitar tanto a diversidade comunicacional quanto a identidade cultural da comunidade surda.

Sangue

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo vai sediar o 3º Encontro Estadual de Captação. De acordo com Vania Frigotto, responsável pela unidade, a descentralização de um evento deste porte evidencia o respeito e a crença do Hemepar  – Curitiba em possibilitar que unidades do interior possam mostrar seu potencial em desenvolver um evento tão importante para a rede no Estado todo. “Nos sentimos lisonjeados”, resumiu ela.

Programação

O 3º encontro estadual de captação foi programado pensando em ampliar as potencialidades dos profissionais que atuam nessa área direta ou indiretamente. A programação contará com temas como ciclo do sangue e a importância da captação, estratégias e redes sociais, relação com doadores, interação com doadores futuros, doador fenotipado, captação hospitalar, institucional e parcerias, comunicação oficial, doação de medula, captação extra muros, doação de órgãos, fidelização, cuidados na abordagem.

Objetivo

O encontro será realizado nesta quarta e quinta-feira (25 e 26). O evento terá como público servidores da rede Hemepar de todo o Estado, bem como, profissionais dos serviços hospitalares que compõe a 20ª Regional de Saúde e representantes da sociedade civil organizada que tem vinculação com grupos de doação. O objetivo do Encontro é alinhar conceitos e ampliar as competências desses profissionais que são a ponte entre o potencial doador e o paciente internado. O evento acontecerá no auditório da FAG Toledo a partir das 8h30.

Capacidade

Ainda de acordo com Vania Frigotto, “Toledo foi escolhido por estarmos nos destacando dentro do cenário da Hemorrede paranaense, nos tornamos exemplo de gestão da qualidade, somos a Unidade de Coleta e Transfusão que mais coleta no estado entre as demais UCT, coletamos mais que 2 hemonúcleos e mais que o próprio Hemocentro de Guarapuava, assim como forma de incentivo e reconhecimento pelo trabalho, fomos escolhidos para sediar o evento esse ano”.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.