Coluna do editor 27/09/2023

Covardes

O vereador Valdomiro Bozó ocupou dois minutos da liderança do bloco parlamentar para rebater o que chamou de “pessoas covardes” que usam as redes sociais para pintar as pessoas. Na verdade ele criticou a postura de Marcelo Kalinoski, “que se diz líder da extrema direita, mas que não serve nem para ser líder de bairro, de condomínio porque não tem caráter. O senhor é um covarde, não tem caráter”, disparou Bozó.

Machão

O vereador seguiu dizendo ter história e que se chegou ao cargo de vereador é porque construiu esse caminho. Sobre Kalinoski, Bozó afirmou que ele não consegue fazer duas páginas e insinuou que a segunda deve ser dos seus processos. “O senhor tem fama de machão, que bate em homem de cinta. Venha bater em mim”, mandou o vereador. E deu o endereço!

Construtivo

Um discurso, realmente, bastante construtivo. E segue o baile!

Suplente

Leoclides Bisognin entrará em licença nos próximos dias, abrindo espaço para o suplente Bernardino da Silva Reis assumir, a partir do dia 2 de outubro, pelos próximos 30 dias. Bernardino é o terceiro suplente do MDB. Bisognin lembrou que nenhum vereador alcançou o número mínimo de votos previsto sozinho e que a decisão de se licenciar é uma forma de valorizar os colegas de partido.

Família

O deputado estadual Soldado Adriano José (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei (788/2023) que institui o Dia da Parada do Orgulho da Família no calendário oficial de eventos do Estado. A data sugerida é o dia 8 de dezembro, quando se comemora o Dia Nacional da Família.

Mulheres

O partido Cidadania realizou um encontro das mulheres no último sábado em Toledo.

‘Farpas’

Por falar em mulheres, não seria prudente chamar para jantar à mesma mesa a vereadora Olinda Fiorentin e o presidente da Câmara Dudu Barbosa. Os dois vêm trocando ‘farpas’ há algumas sessões no Legislativo.

Emenda

Ainda do Legislativo em Toledo, na sessão ordinária de segunda-feira (25), foi apresentada uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica, de autoria dos vereadores Dudu Barbosa, Beto Scain, Leoclides Bisognin, Geraldo Weisheimer, Marcelo Marques, Roberto de Souza, Valdir Rossetto, Valdomiro Bozó, Gabriel Baierle, Valtencir Careca e Genivaldo de Jesus.

Intervalo

A mudança em questão é referente ao Artigo 35, que reduziria uma votação com intervalo de apenas 12 horas entre uma sessão e outra.

Debate

O vereador Professor Oseias ressaltou que esse é um debate iniciado sobre um provável segundo turno logo em seguida, ou seja, na terça-feira. Na visão do vereador, caso a proposta seja aprovada eliminaria o debate num eventual segundo turno e abre um precedente perigoso. Oseias afirmou já existir mecanismo para dar agilidade quando necessário, como a convocação de sessões extraordinárias e que, caso a proposta seja aprovada, impossibilita a participação da sociedade, através de suas entidades representativas.

Desapontado

O presidente Dudu Barbosa, em seguida, afirmou ter ficado “desapontado” com o colega e defendeu turno único para algumas matérias e que houve uma reunião com todos os vereadores. Segundo Dudu, a mudança é apenas para “simplificar o processo Legislativo” e que isso abriria a possibilidade de uma segunda sessão ordinária durante a semana.

Artigo 19

Acontece que na mesma Proposta está outra mudança: do Artigo 19, que permite aos vereadores “firmar ou manter contrato com a administração pública municipal, direta ou indireta, ou com empresa concessionária ou permissionária de serviço público municipal, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes”. Este é um assunto que já abordei aqui e que a Justiça já declarou ter sido alterada de maneira irregular.

República

O movimento Direita Toledo-Paraná está começando a organizar uma manifestação para o dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. A concentração será no Parque Ecológico Diva Paim Barth – Lago Municipal, a partir das 15h.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.