Coluna do Editor 28/07/2022
Coletiva
Nesta quinta-feira (28), a partir das 9h no Olinda Hotel & Eventos em Toledo, Dilceu Sperafico e Lucio de Marchi receberão a imprensa regional para uma entrevista coletiva sobre o lançamento de suas respectivas candidaturas pelo Progressistas a deputado federal e deputado estadual, respectivamente.
PMN
O presidente do Partido da Mobilização Nacional no Paraná, Marcello B. Sampaio, enviou convite para a convenção estadual marcada para o próximo sábado (30), das 8h30 às 13h, em Curitiba.
PSD
Também no sábado (30), igualmente em Curitiba, haverá a convenção do PSD, quando o nome do governador Ratinho Junior deverá ser homologado como candidato à reeleição.
Apoio
O União Brasil – partido do ex-juiz Sergio Moro – fechou acordo para apoiar a reeleição do governador Ratinho Júnior (PSD). A aliança foi anunciada nas redes sociais pelo presidente estadual da legenda, deputado federal Felipe Francischini. O União Brasil do Paraná também anunciou a antecipação da convenção estadual do partido do dia 2 de agosto para o próximo domingo.
Acordo
Pelo acordo costurado, a coligação de Ratinho Jr teria outros candidatos avulsos a senador, como o deputado federal Paulo Martins (PL) – preferido de Bolsonaro – e o ex-chefe da Casa Civil e deputado estadual Guto Silva (PP).
Dois nomes
Faltando ainda alguns meses para a escolha da nova mesa diretora da Câmara de Toledo, dois nomes começam a aparecer com maior ênfase na corrida pela sucessão de Leoclides Bisognin. São eles, Gabriel Baierle e Dudu Barbosa.
Reeleição
Houve, nos bastidores, até um ensaio sobre modificar o Regimento Interno e tentar a reeleição do atual presidente. A proposta naufragou nas primeiras marolas.
Mudanças?
Em algumas rodas de conversa em Toledo se ventilou que Tita Furlan (União Brasil), ao invés de se lançar candidato a deputado federal iria mesmo tentar – mais uma vez – uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Motivo
O principal motivo seria a candidatura de Sérgio Moro ao Senado e não à Câmara Federal. Moro era visto como um dos grandes ‘puxadores de votos’ dentro do partido.
Não procede
Uma fonte de alto coturno dentro do União garantiu que tudo não passa de boato e que Tita segue firme no páreo.
Novas regras
Bom, nunca é demais lembrar que há novas regras em jogo e qualquer candidato que não fizer um percentual mínimo, pode esquecer entrar. Por mais puxadores de votos que existam, ainda assim cada um terá de fazer o mínimo para entrar.
Contas
As contas, preliminares é lógico, indicam em torno de 45 mil votos para quem for candidato a deputado federal e 25 mil para deputado estadual. Menos que isso é conversa fiada.
Multa
O ex-governador e candidato do PT ao governo do Estado, Roberto Requião, foi multado pela Justiça por propaganda eleitoral negativa antecipada contra o governador Ratinho Júnior (PSD). O juiz auxiliar Roberto Aurichio Junior acatou ação do PSD de Ratinho Jr contra publicações em redes sociais por Requião contra o governador. Por aí já dá para sentir qual será o nível da campanha deste ano…
Badminton
Na noite de segunda-feira (25) participei de um evento para entrega de kits e homenagens aos atletas do Badminton que estão se destacando em competições, inclusive internacionais. O projeto, coordenado pelo professor Valdecir Anacleto Barbosa, é um ótimo exemplo de que, quando existe boa vontade, profissionalismo e seriedade, o céu é o limite.