Coluna do Editor – 28/07/2023
Dia triste
“É um dia triste para nossa Região. O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) em solidariedade ao grave acidente registrado em Palotina na tarde de quarta-feira (26) e em respeito aos atingidos, seus familiares e amigos torna público o cancelamento do Encontro Regional de Empregabilidade do Oeste e o ll Workshop Regional NAPI Oeste, eventos que seriam realizados em Palotina na sexta-feira (28). O POD manifesta seus votos de profundo pesar e coloca-se à disposição! A Região Oeste do Estado sente imensamente o ocorrido”, traz a nota emitida pela direção do POD.
Cancelado
Também em forma de solidariedade ao grave acidente ocorrido no município de Palotina, o Lançamento do Programa Toledo é + Seguro foi cancelado e será reagendado posteriormente. O evento estava programado para esta quinta-feira (27).
Consamu
O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (Consamu) emitiu uma nota onde lamenta o incidente registrado no município de Palotina na tarde de quarta-feira (26). “Os prefeitos e prefeitas dos 43 municípios que abrangem o Consórcio se solidarizam com os familiares e amigos das vítimas e emanam o desejo de pronta recuperação das pessoas feridas. Nosso agradecimento ao empenho, dedicação e comprometimento das equipes de socorristas do SAMU e das outras forças de segurança que atuam no resgate das vítimas”, traz a nota.
Agronegócio
O Colégio Estadual Presidente Castelo Branco organizou nesta quinta-feira (27) o 1° Premen Agro. O evento foi realizado pelas Coordenações Pedagógica e do Curso Profissionalizante Técnico em Agronegócio e teve como objetivo principal o debate sobre a importância do agronegócio paranaense.
Pedágio
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) rejeitou pedido do líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Requião Filho (PT), para impugnar o edital de licitação do lote 1 das novas concessões de pedágio no Paraná. O parlamentar pediu a impugnação alegando que o edital ignora leis estaduais aprovadas pela Assembleia, que prevêem a isenção de tarifas para usuários com deficiência, autismo, veículos oficiais ou ambulâncias e viaturas.
Tudo certo
Na resposta a Requião Filho, a ANTT afirma que “as razões expostas na referida impugnação não merecem prosperar tendo em vista que o edital é o elemento fundamental do procedimento licitatório que possui o condão de fixar as condições de realização da licitação, determinar o objeto, discriminar as garantias e os deveres de ambas as partes, ou seja, regula todo o certame”. Segundo a agência, o edital de licitação prevê a implantação de pontos de parada e descanso para motoristas profissionais, o que atenderia a Lei nº 13.028/2000, que determina a criação do programa de Centro de Apoio ao Caminhoneiro nas rodovias paranaenses.
Aqui não!
Numa eleição recente, integrantes da chapa vencedora de um determinado sindicato encheram a boca para falar aos servidores que “a chapa não era cutista”, prometendo, inclusive, a desfiliação junto à Central Única dos Trabalhadores.
Novo tom
A cor do sindicato até foi mudada: saiu o tradicional vermelho, que é a cor referência da luta sindical, e entrou em moda um novo tom de azul.
Vermelhou!
Nos bastidores sindicais, entretanto, a conversa é bem diferente. A direção do sindicato em questão, na surdina, voltou a filiar-se à CUT. Essa informação vem sendo omitida dos servidores que foram traídos na eleição. Muitos votaram na chapa vencedora para que uma verdadeira mudança acontecesse. E pelo visto não aconteceu.
Dívida
Agora resta saber de onde serão tirados os valores para quitar uma dívia de mais aproximadamente R$ 100mil que o sindicato adquiriu com a CUT por ficar esse tempo sem pagar a central… Será que os companheiros vão perdoar?