Coluna do Editor 28/12/2023
Golpe
A OAB, Subseção de Toledo, reitera alerta a população em geral sobre ocorrência de várias tentativas de golpe via mensagem Whatsapp! Os golpistas têm retirado dados pessoais da pesquisa pública de processos judiciais existentes e após isto entram em contato com as partes, se passando pelo(a) advogado(a) ou pelo escritório do profissional solicitando então o pagamento de guias e/ou boletos falsos, depósitos em conta ou até mesmo a realização de transferências via aplicativo PIX, tudo para o pagamento de supostas custas e despesas processuais. E nesta intenção informam números de celulares e dados de contas também diversas, tudo para lograrem êxito na aplicação do golpe e dificultarem a sua localização posterior.
Orientação
A orientação da OAB em Toledo é que, em caso de recebimento de eventuais mensagens neste sentido, entrem em contato com seu advogado(a) pelos números de telefone já conhecidos e tradicionais ou ainda melhor, dirijam-se pessoalmente até o seu escritório profissional para o esclarecimento de toda e qualquer dúvida.
Não paguem!
Ainda para que os advogados observem em nome de quem está boleto a ser pago ou conta/PIX indicado para pagamento. Se tiver me nome de terceiros, não façam o pagamento.
Recesso
Ainda, deverá ser observado que até 19 de janeiro de 2024 ocorre o recesso judiciário e muitos advogados estarão de férias. Muita atenção neste período, pois não há liberação de valores e exigência de pagamento de custas. A OAB pede ainda que todos os casos de tentativa de golpe sejam denunciados, tanto com registro de BO, como no link da OAB/PR https://denuncia.oabpr.org.br/
Anúncio
Um dos assuntos mais comentados no Natal em Toledo foi o anúncio na Revista Cristo Rei – totalmente inadequado por sinal – usando a imagem da Sagrada Família onde, ao invés do Menino Jesus, havia a imagem de uma menina, num completo desrespeito à tradição e aos mais arraigados dogmas da Igreja Católica.
Nota pública
O diretor responsável pela revista, o padre André Boffo Mendes, emitiu uma nota pública onde aponta que o Centro Integrado de Comunicação da Diocese de Toledo constatou que a “imagem usada na representação do presépio não é adequada, dando margem a interpretações duvidosas e por isso pedimos desculpas, especialmente aos que se sentiram ofendidos ou incomodados”.
Respeito
Ainda na nota o padre reforça o “desejo de que todos continuem lendo a revista diocesana que em seus 28 anos de história já conquistou o reconhecimento da sociedade, notadamente por sua conduta de respeito” ao leitor e que o episódio “fortalece nossos processos de elaboração e revisão da revista da comunidade católica”.
Tradição
Uma nota bem ‘chinfrim’ dá para se dizer diante da gravidade do ocorrido e por ser a Cristo Rei justamente uma espécie de ‘canal oficial’ de comunicação da comunidade católica em Toledo por se manter fiel à sua tradição de defender os valores que a Igreja Católica sempre preservou.
Responsabilidade
Mas o caso é grave, bem mais grave do que a nota pública que o padre André emitiu sugere e a sociedade católica espera a apuração do responsável por esse absurdo produzido, até onde se sabe, graças à tal ‘inteligência artificial’. Alguém precisa pagar por esse crime!
Defesa
Preciso, entretanto, fazer a defesa do jornalista Paulo Weber Júnior, que já trabalhou durante muito tempo no Jornal do Oeste e sempre teve uma postura correta e ética na condução do trabalho jornalístico onde atuou. A ele meu respeito e solidariedade num dos piores momentos que qualquer veículo de comunicação pode passar.