Coluna do Editor 28-29/01/2023
Fios pendurados
A imagem é na Avenida Parigot de Souza, em frente ao Jornal do Oeste, entretanto, ela se repete em vários outros cantos de Toledo, onde fios pendurados estão prestes a serem derrubados. Neste caso de quem é a responsabilidade? Da Prefeitura? Copel? Empresas que utilizam os postes? É um jogo de empurra sem tamanho. É um velho problema que se repete.
Lei
Neste sentido, um bom exemplo vem de Francisco Beltrão, no Sudoeste, onde agora é lei: fios que não servem mais para nada precisam ser retirados pela empresa responsável.
Subterrâneo
A solução mesmo para isso seria o cabeamento subterrâneo, a exemplo do que ocorre em países mais desenvolvidos. Mas como aqui é Brasil…segue o baile!
Procon
Por falar em problema antigo, há uns 2, 3 anos mais ou menos, o atendimento no Procon em Toledo deixou de ser feito presencialmente. Primeiro em função da pandemia e depois pela falta de servidores.
Agendamento
Foi então adotado o sistema de agendamento, a exemplo do que acontece em outros setores do serviço público.
Emergencial
Acontece que o serviço do Procon é diferenciado, ainda mais quando envolve idosos, alvos de muitos golpistas. Isso sem mencionar os empréstimos consignados feitos aleatoriamente pelas instituições financeiras.
Retorno
É urgente a necessidade do retorno através do atendimento presencial na sede do Procon em Toledo, ainda mais porque, salvo engano, houve a contratação de dois novos servidores para trabalhar exclusivamente no setor. A não ser que eles estejam trabalhando em outra área.
Saiu
Jeniifer Teixeira deixou o cargo de secretária e passou a ser diretora da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Toledo.
Confirmado
O deputado federal Ênio Verri (PT) foi confirmado como novo diretor-geral da Itaipu, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília. O próprio Verri confirmou a informação em uma publicação nas redes sociais. “Sinto-me honrado do presidente Lula escolher meu nome para assumir essa nova missão. Itaipu tem um papel importantíssimo no planejamento do governo brasileiro, que é promover e financiar ações que tragam avanços econômicos, tecnológicos e sociais para o Paraná e o Brasil. E, ainda, ser um vetor de modernização e democratização do setor energético”, comentou.
Renúncia
Com a indicação, Verri terá que renunciar ao mandato na Câmara. O mesmo aconteceu com Jorge Samek, que em 2022 foi eleito deputado federal, mas convidado por Lula para comandar a Itaipu, renunciou e permaneceu na Itaipu entre 2003 e 2016. Samek chegou a ser cotado para voltar à diretoria-geral da usina, mas acabou preterido em favor de Verri.
Mais um
Com isso, Elton Welter deverá assumir a vaga de Verri por ser o primeiro supente a deputado federal pelo PT. Caso isso se confirme, Toledo passaria a ter pela primeira vez na história dois deputados federais.
“Sinecura”
Outro cotado para o cargo era o ex-governador e candidato do PT ao governo em 2022, Roberto Requião. Convidado para o cargo de presidente do conselho da Itaipu, porém, ele recusou, afirmando que não aceitaria uma “sinecura para não trabalhar”. “Não achei graça nisso. Uma sinecura dourada não é o objetivo de uma vida inteira de dedicação ao interesse público”, afirmou ele na ocasião. Também foram cogitados o ex-ministro Paulo Bernardo e o advogado Juliano Bredas, do grupo Prerrogativas.